terça-feira, 22 de novembro de 2011

Avanço da Educação Profissional da Bahia é destacado no Rio Grande do Sul e Pernambuco

A política pública de Educação Profissional da Bahia se destaca no cenário nacional e serve de referência devido aos diferenciais apresentados na formação integral dos estudantes, por adotar, por exemplo, o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Essa experiência de sucesso será apresentada nesta terça-feira (dia 22), em Canoas, Rio Grande do Sul e na quarta e quinta (dias 23 e 24), no Recife, em Pernambuco. 

Em Canoas, no Seminário Políticas Públicas de Educação e trabalho na Perspectiva dos Direitos Sociais, a assessora da Superintendência de Educação Profissional, Teresa Vilaça, participará da mesa redonda sobre “Desafios da articulação da Educação e Trabalho”, com a finalidade de discutir as ações desenvolvidas na Educação Profissional da Bahia. Destaca-se que a concepção e metodologia adotados pela Rede de Educação Profissional da Bahia tem raízes na experiência do Programa Integrar, realizado nos anos 90 que surgiu em São Paulo e se espalhou por 12 estados inclusive a Bahia. Este programa foi fruto da resistência dos trabalhadores à separação da educação básica da educação profissional, implantada pelo Decreto 2.208. A educação integral, o trabalho como principio educativo resultam deste processo. Na programação, Sebastião Lopes Neto, diretor do Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP) discutirá “Políticas Públicas de Educação e trabalho na perspectiva dos Direitos Sociais” durante o seminário. Representantes do Instituto Federal de Canoas (IFET/Canoas) falarão sobre as experiências e os desafios na implementação do PROEJA/FIC. 

No II Seminário de Educação Profissional de Pernambuco, no dia 24, a representante da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, Teresa Vilaça, falará sobre a “Formação profissional: um direito na rede estadual da Bahia”. Ressalta-se que os Estados do Rio Grande do Norte e Alagoas já visitaram a Superintendência da Educação Profissional e conheceram experiências desenvolvidas nos Centros Estaduais de Educação Profissional da Bahia que estão se tornando referência para as redes estaduais no Nordeste.

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