quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bahia participa de debate sobre Pronatec em Brasília

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia irá contribuir com a elaboração de proposta de Acompanhamento Pedagógico à Concomitância, para os estudantes que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio concomitantes, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os subsídios serão apresentados durante o Seminário Educação Profissional e Ensino Médio: Os desafios da concomitância, quinta e sexta-feira (dias 10 e 11), em Brasília.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, a Rede Estadual de Educação Profissional deverá ofertar, no mínimo, 2 mil vagas para cursos técnicos concomitantes e 5 mil vagas para cursos de formação inicial e continuada/qualificação profissional já no próximo semestre. Espera-se, com isso, que o Pronatec contribua para que o Estado atinja, até 2014, a meta de 84 mil matrículas em educação profissional e de qualificação.

Participarão do evento também a técnica da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Profissional, Marli Souza, o coordenador de Ensino Médio da Superintendência da Educação Básica (Sudeb) e a diretora do Centro Estadual Educação Profissional em Gestão e Logística Pinto de Carvalho, Eliane Palma.

De acordo com a programação, na quinta-feira pela manhã, acontecerá um debate sobre a articulação entre o ensino médio e a educação profissional e tecnológica e, em seguida, serão feitos relatos de experiências de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio. Um manual de gestão da bolsa formação será lançado. Na sexta, será apresentada a proposta de acompanhamento pedagógico à concomitância, com a formação de grupos de trabalho.

ARCOS OCUPACIONAIS O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, também deverá participar hoje (dia 09), de debate entre especialistas e gestores da educação profissional para identificar e estabelecer aproximações e convergências entre os conceitos de eixos temáticos e arcos ocupacionais e compor um grupo de trabalho para elaboração de um documento síntese. O convite do MEC se deve ao papel do superintendente Almerico Lima, que, quando Diretor de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, participou da elaboração da noção de Arcos Ocupacionais, adotada por diversos programas federais, como Projovem, Jovem Aprendiz e Trabalho Doméstico Cidadão.

O professor Almerico Lima explica que a participação nestes eventos é fundamental para que haja uma sintonia entre as propostas pedagógicas das entidades que ofertarão cursos pelo Pronatec em todo o país. Enfatiza, no entanto, que é preciso considerar características de cada região e, especialmente na Bahia, a oferta de cursos a partir das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

“A concomitância pressupõe que haja projetos pedagógicos convergentes. Vamos apresentar, em nome das redes estaduais, uma proposta de acompanhamento pedagógico que incorpore a dimensão instrumental, científica e ética na formação do jovem do ensino médio, do mesmo modo que fazemos na educação profissional da Bahia”.

Na Bahia, o Governo do Estado estará articulando a oferta do Pronatec com as demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado em articulação com Programas Estaduais como o “Vida Melhor” e o “Bom Trabalho”. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), enquanto coordenadora da Câmara Técnica de Qualificação do Programa Bom Trabalho, coordena as ações do Pronatec no Estado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário