quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CEEP Newton Sucupira comemora 32 anos de fundação

Estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira comemoram hoje (dia 1) os 32 anos da instituição de ensino. A antiga Escola Técnica Estadual Newton Sucupira foi transformada em Centro Estadual de Educação Profissional em 2010, em atendimento à reivindicação de diferentes atores sociais do bairro de Mussurunga. O objetivo foi ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio proporcionando maiores oportunidades de formação e qualificação profissional aos jovens e trabalhadores da comunidade e do entorno.

O diretor Ruy Braga conta que em 2006, ainda como a escola estadual, existiam apenas seis turmas dos cursos Técnicos em Eletromecânica e Eletrotécnica. As demais turmas eram de ensino médio. De acordo com o histórico da unidade, com a Educação Profissional, a escola "resistiu" a ser extinta. A resistência teve êxito, pois em 2008, com o plano de Educação Profissional da Bahia pode ter um salto quantitativo e qualitativo.
Ruy Braga - Diretor do Cetep

A partir de então, a unidade foi beneficiada com maiores investimentos e a população com o aumento da oferta de vagas e cursos. “Com o plano da Educação Profissional, o colégio passou a ter 18 turmas, depois da transformação em Centro passamos a ter 27 turmas. Além disso, recebemos investimentos como ampliação dos laboratórios e as reformas contribuindo para um melhor desempenho dos estudantes. O centrou também passou a ofertar outras possibilidades de cursos”, disse.

O incentivo para que os estudantes participem de projetos que contribuam para a sua formação integral, possibilitou ao CEEP se consolidar como um dos centros de referência da Rede Estadual de Educação Profissional. São projetos que seguem a concepção da Educação Profissional da Bahia que prevê a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. 

Um exemplo é o projeto “A Luz de uma nova realidade”, onde os estudantes do Técnico em Eletrotécnica refazem a instalação elétrica de forma segura nas casas de moradores alertando para a redução do consumo de energia.

Outro exemplo é o Projeto “Cidade Ecológica”. Estudantes do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática desenvolveram uma maquete para mostrar como a energia solar é benéfica para o meio ambiente. “A cidade teria casas com telhas solares que gerassem energia, seria muito bom para o meio ambiente”, explica a estudante Vânia Cristina.

O CEEP possui laboratórios completos como os de química, informática, física e eletrotécnica, utilizados nas aulas práticas. Os estudantes do Técnico em Eletrotécnica, por exemplo, utilizam o laboratório para testar instalações elétricas. Já os de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática aproveitam o espaço para entender o funcionamento dos computadores desmontando as peças para análise. 

Estudantes doTécnico em Manutenção e Suporte em Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário