sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CETEP da Bacia do Paramirim apresenta ações pedagógicas de 2011

  Várias atividades estão sendo realizadas no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim, em Macaúbas, desde segunda-feira e prosseguem até hoje (dia 11), às 21h40, na Semana dos Pólos Estruturantes. Os estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, Meio Ambiente e Vendas fazem intervenções sociais como aferição de pressão arterial e demonstram os resultados de ações pedagógicas e tecnologias sociais desenvolvidas em 2011, focando temas como meio ambiente, cultura e saúde.


De segunda-feira até hoje, mais de 400 pessoas foram atendidas gratuitamente pelos futuros técnicos em Enfermagem. Foram prestados serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também foram prestadas orientações sobre a saúde do homem e da mulher, sobre temas como prevenção do câncer de colo, de próstata, de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e uso de métodos contraceptivos. A comunidade também teve a oportunidade de receber orientações sobre bons hábitos alimentares, com base na pirâmide alimentar.

Ações como estas, refletem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia. São oportunidades de os estudantes vivenciarem, na prática, situações reais da futura profissão. Nesse contexto, os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente apresentaram tecnologias sociais, sustentáveis, de baixo custo que beneficiam a comunidade. Para citar alguns exemplos, desenvolveram peças decorativas como cortinas de garrafas pets. Com o mesmo material fizeram sistema hidropônico para cultivo de hortaliças.

Outra tecnologia apresentada foi o fungicida a base de fumo, casca de alimentos e outros materiais orgânicos que são alternativas sustentáveis ao uso de defensivos agrícolas. Durante a atividade, os visitantes também puderam conhecer características do solo do Território de Identidade da Bacia do Paramirim e receber orientações sobre adubação, uso de sementes e períodos das safras.

Os estudantes do curso Técnico em Vendas prestaram orientações sobre atendimento ao cliente, direitos do comerciário e do consumidor, além de cadastrarem as empresas para captação de estágios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário