quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cetep de Itapetinga realiza Feira do Conhecimento

Os moradores do município de Itororó terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre tecnologias sociais hoje e amanhã (dias 17 e 18), quando será realizada a 3° Feira do Conhecimento do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga. Os estudantes dos cursos técnicos ofertados no Cetep apresentarão resultados dos projetos e pesquisas desenvolvidos ao longo do ano, e prestarão serviços gratuitos à comunidade, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Um dos materiais utilizados para a produção de mudas é o recipiente de plástico. Os estudantes, Wesley Neves e Maklau Santos, do técnico em Agroecologia, desenvolveram um projeto, orientados pela professora Taline Novaes, para substituir estes recipientes por cubos feitos de jornal. Trata-se de uma tecnologia social que visa contribuir para a economia do pequeno produtor além de conscientizar sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente, neste caso, evitando a utilização de plásticos por meio do reaproveitando do papel.

Os estudantes do técnico em Agroecologia também desenvolveram um projeto para incrementar a merenda escolar. “Desenvolvemos uma horta orgânica no Cetep. Temos alface, coentro, cebolinha, melancia. São alimentos saudáveis, pois são cultivados sem a utilização dos defensivos agrícolas. Isso é bom porque a gente planta, colhe, saboreia e aprende”, comemora a estudante Taiane Lima, 18. Que tal experimentar uma pizza com a massa feita da mandioca? No estande dos estudantes do curso técnico em Agroindústria esse e outros alimentos, como bolos, e pães, feitos de mandioca estarão expostos para degustação. “Aqui temos muita mandioca e essa é uma maneira de ensinar para a comunidade como aproveitá-la, evitando o desperdício”, explica a diretora Rosane Santos.

Serviços gratuitos serão prestados à comunidade pelos estudantes do curso Técnico em Enfermagem, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Com a campanha “Saúde através das medidas”, os estudantes irão conferir peso, medir o percentual de gordura e os índices de massa corporal dos visitantes. A ideia é orientar sobre os riscos de se estar acima do peso e chamar a atenção sobre a obesidade. Os estudantes do técnico em Informática também irão realizar manutenções gratuitas em computadores.

A diretora Rosana Santos, salienta que a ação pedagógica, pautada na intervenção social como princípio pedagógico e no trabalho como princípio educativo, possibilita a troca de experiências entre estudantes e a prática dos aprendizados adquiridos em sala. Reforça que é também uma oportunidade de diálogo com empresários locais sobre campo de estágio e, consequentemente, sobre o mundo do trabalho. O Cetep de Itapetinga oferta aos jovens e trabalhadores os cursos Técnicos em Enfermagem, Informática, Agroindústria, Administração, Agroecologia, Cooperativismo e Agroextrativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário