quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cetep do Velho Chico realiza 1ª Oficina do Empreendedor Rural

O Território do Velho Chico tem uma população de aproximadamente 400 mil habitantes e a maior parte está na área rural, vivendo da pesca, do artesanato e da agricultura familiar, segundo a Secretaria de Planejamento do Estado. E é com o objetivo de orientar os estudantes dos cursos técnicos de nível médio e a comunidade que o Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico, em Ibotirama, promove amanhã, sexta e sábado (dias 24, 25 e 26) a 1ª Oficina do Empreendedor Rural com o tema Agricultura Familiar. 

Estimular o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia solidária faz parte da concepção pedagógica da Educação Profissional da Bahia que prevê o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Profissionais especializados foram convidados para prestar informações de como gerenciar, melhorar ou abrir negócios que valorizem as produções rurais. Para tanto, serão realizadas palestras, cursos e oficinas. 

No dia 24, das 9h às 18h, ocorrerá o Seminário Territorial sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar. Nos dias 25 e 26, a partir das 8h, será possível aprender a utilizar o pequi ou o babaçu na produção de doces e salgados. Em outra oficina sobre culinária de derivados da mandiocultura, instruções de como utilizar a mandioca para massas de pizzas, pães e beijus.

A oficina Associativismo e Cooperativismo será voltada para práticas de elaboração de atas e prestação de contas, ideal para quem está interessado em gerenciar seus próprios negócios. As oficinas sobre cortes de peixes (filetagem), produção de bombons, trufas e sabonetes com óleo vegetal fazem parte da programação. A palestra sobre empreendedor individual está prevista para os dois dias, assim como o curso de defumados e embutidos de caprinos.

O Cetep Velho Chico oferta os cursos Técnicos em Vendas, Agricultura, Agroindústria, Eletromecânica e Enfermagem. Durante o evento, os estudantes do Técnico em Enfermagem, supervisionados pelos professores, prestarão serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia ao público

O diretor do Cetep, Renaildo Pereira, considera que a 1ª Oficina do Empreendedor Rural será fundamental para a valorização do trabalho e da vida no campo. Um momento de troca de experiências que oportunizará aos estudantes novas descobertas sobre as futuras profissões. “Vai ser possível perceber o que se pode fazer no campo e como coisas pequenas podem ganhar proporções muito maiores. Os conhecimentos serão passados com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população rural e qualificar ainda mais nossos futuros técnicos”, disse. O diretor conta ainda que já existem projetos, como a feirinha com produtos da agricultura familiar que será aberta todas as sextas-feiras no Cetep e que tem esta mesma finalidade.

 A 1ª Oficina do Empreendedor Rural contará com a participação de técnicos e representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco, da Cooperativa de Profissionais em Assessoria e Consultoria Técnica Tarrafa Cultural Artesanato, Sebrae e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário