sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CETEP Extremo Sul realiza II Semana de Informática

O Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas promove até a próxima quinta-feira (dia 24), a II Semana de Informática. Com o tema central “O Ensino da Informática e sua importância para o Território do Extremo Sul”, o evento, que começou ontem (dia 21), aborda as demandas da área de informática no território e enfatiza como os estudantes estão sendo preparados para atender e se beneficiarem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território. 

 O evento é aberto ao público e acontece no próprio Centro. Palestras são ministradas por profissionais que atuam no território e mini cursos pelos estudantes do 3º ano e 4 º semestres do curso Técnico em Informática. Nesta terça-feira (dia 22), das 7h30 às 11h30, estão sendo ministradas palestras sobre Inovações Tecnológicas, Computação em Nuvem, que consiste no armazenamento de dados na internet, e sobre as consequências de doenças causadas por esforços repetitivos. Á tarde, das 13h30 às 17h30, serão realizados os mini cursos Trabalhando no Excel e Virtualização de Máquinas e sobre Empreendedorismo em Tecnológica da Informação. 

Na quarta-feira (dia 23), das 7h30 às 11h30, será realizado o mini curso Aprenda a criar e editar no Corel Draw e sobre técnicas necessárias para manutenção de impressoras. No período da tarde estão programadas oficinas sobre Gestão Empresarial e Layouts de sites. À noite, a partir das 20h30, será realizada palestra sobre utilização de ferramentas online.

No último dia do evento (dia 24), pela manhã, o foco do mini curso será o desenvolvimento de sites e à tarde, Sistema Operacional Linux. Já à noite, as palestras serão sobre Solução em Microsoft e Crimes Digitais.

Sara Mendes, coordenadora do evento e professora do curso Técnico em Informática, explica que o objetivo da atividade é contribuir para formar profissionais conscientes do exercício e importância da sua profissão. “Com o evento nossos estudantes irão adquirir experiência acadêmica e profissional por meio da interação com profissionais e com empresas do setor de tecnologia da cidade e da região para que possam visualizar uma futura área de trabalho ou especialização”, afirmou. O estudante Daniel Ferreira, 16, ressalta que a experiência é enriquecedora, pois enfatizam o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico conforme prevê a Educação Profissional da Bahia. “O debate irá enriquecer e aprimorar muito nossos horizontes. Só tenho a aprender e agradecer por termos uma formação de qualidade”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário