segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Colégio Estadual Lomanto Júnior promove I Semana de Orientação e Desenvolvimento Profissional

Com a finalidade de mostrar as potencialidades e dar visibilidade às ações do curso técnico em Guia de Turismo, o Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Itapoan, promove nestas terça, quarta e quinta-feira (dias 08, 09 e 10), a I Semana de Orientação e Desenvolvimento Profissional: Saberes e práticas.

Serão realizadas mesas redondas sobre temas como: “Políticas públicas de turismo”, “Estágio curricular”, “Perspectivas de inserção no mundo do trabalho” e palestras sobre turismo de base comunitária. Também estão programadas oficinas sobre cartografia turística, orientação de carreira e plano de negócios.


Para Antônia Reis, articuladora do curso técnico em Guia de Turismo, o momento exige formação e qualificação profissionais em função das crescentes demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil e da Bahia. Citou especialmente a Copa do Mundo 2014 no âmbito do turismo. Segundo ele, os estudantes estão sendo preparados com formação integral para atenderem e se beneficiarem destas demandas. “Com o cenário da Copa do Mundo que se aproxima e demais oportunidades no âmbito do turismo, entendemos que é o momento de mostrar o potencial dos nossos estudantes e suas possibilidades de atuação, na perspectiva da formação integral que estão recebendo ao longo do curso”, afirma.

Os técnicos em Guia de Turismo recebem formação fundamentada no trabalho como principio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia. “Nossa prática docente baseia-se, ainda, em valores humanos, ética, cidadania, na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável, respeitando a história e identidade local”, completou.

Não à toa, a matriz do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo contempla ações como promoção do turismo, organização e realização de eventos, serviços de hospedagem e de alimentos, planejamento e gerenciamento operacional do turismo, desenvolvimento do turismo como força produtiva e vetor de desenvolvimento socioeconômico-sustentável e formação cidadã. 

A ação pedagógica deverá contar com representantes da Bahiatursa, Sebrae, Secretaria de Turismo, Sistema Nacional de Empregos, Secretaria de Cultura, Diretoria de Museus/ Instituto Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

O Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer é ofertado em vários Centros Territoriais, Estaduais e unidades com Educação Profissional na Bahia. Além do curso Técnico em Guia de Turismo, este eixo tecnológico também contempla os cursos técnico em Hospedagem, Lazer, Ecoturismo, Turismo e Hospitalidade e técnico em Cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário