segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Colégio Estadual Polivalente realiza 1ª Semana de Informática de Itanhém

Estudantes e moradores de Itanhém e cidades vizinhas poderão interagir e conhecer um pouco mais sobre o universo da Tecnologia da Informação na 1ª Semana de Informática (Sicopi). O evento, que começa hoje (dia 7) e prossegue até sexta-feira (dia 11), promovido pelo Colégio Estadual Polivalente de Itanhém, será transmitido ao vivo pelo portal: www.itafive.net. O município de Itanhém fica no Território do Extremo Sul e é um dos mais próximos da divisa com o Espírito Santo.

Por meio das palestras e mini cursos, os estudantes do curso Técnico em Informática poderão aprofundar os conhecimentos sobre a futura profissão. Twitter, Facebook e Orkut são atualmente as redes sociais mais acessadas. Mas será que estão sendo acessadas de forma segura e proveitosa? Na palestra de abertura, prevista para as 8h, os participantes poderão tirar essa dúvida. Às 10h, acontece um mini curso sobre criação de blog, ministrado pela professora Sara Mendes.

O coordenador da Sicopi, Elton Wagner, explica que a ação pedagógica, pautada na intervenção social como princípio pedagógico e no trabalho como princípio educativo, será importante para que os estudantes conheçam mais sobre a futura profissão, dialoguem com empresários locais sobre o mundo do trabalho e apresentem resultado de trabalhos desenvolvidos em sala de aula. “Diversos assuntos relacionados à tecnologia da informação serão abordados e,agora, outras pessoas terão acesso”, disse.

Wagner salienta que a utilização da tecnologia de forma sustentável é um dos temas centrais do evento e será apresentado em palestra pelo analista de sistema Cristiano Farias. Os estudantes, inclusive, produziram um recipiente para recolher o lixo eletrônico. Trata-se de uma tecnologia social que visa contribuir com a conscientização sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente, neste caso, evitando o descarte de equipamentos, dado a eles o destino adequado.

O professor Leonardo Messala ministrará o mini-curso sobre “Virtualização de Computadores”. Mostrará como é possível instalar diversos sistemas operacionais em uma única máquina, ideal para redução de custos. Falará, ainda, sobre a evolução dos computadores pessoais, tema que também será abordado por estudantes por meio de um painel. Palestras sobre Automação Industrial, Computação em Nuvem e Segurança da Informação estão na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário