quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estudantes do curso técnico em Informática visitam a SEFAZ

Como funciona o departamento de informática da Secretaria da Fazenda, a responsável por prover e administrar os recursos financeiros do Estado? Estudantes do 3°ano do curso técnico em Informática, do Colégio Estadual Bolívar Santana, conheceram um pouco mais sobre esta realidade durante visita técnica à Secretaria. Estas visitas são estratégicas de acordo com a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo.

Os estudantes observarem, na prática, muitos processos vistos apenas na teoria em sala de aula. Tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com técnicos da área já inseridos no mundo do trabalho e conhecer um pouco mais sobre a rotina e importância da futura profissão para estruturas como uma Secretaria de Estado.

Com foco nas disciplinas Introdução e Manutenção de Computadores e Periféricos, Sistema de Informação e Rede de Computadores, os estudantes verificaram, por exemplo, como ocorrem os processos de estruturação e manutenção de rede. Aprenderam mais sobre sistema de backup, ideal para preservar todas as informações existentes em um computador e conversaram, com técnicos em suporte, sobre as inúmeras possibilidades de inserção no mundo de trabalho que a área de informática oferece.

No Departamento de Informática, os estudantes participaram de uma palestra ministrada por um engenheiro em telecomunicações. Também observaram técnicos realizando instalações de sistemas operacionais, troca de peças e montagem das máquinas.

O professor Calebe Ferreira, que acompanhou os estudantes durante a visita, considera que essa ação pedagógica além de ser fundamental para que os jovens trabalhem de forma mais aprofundada a parte prática do curso, serve como forma de motivação e incentivo. “Os jovens saíram da visita entusiasmados, dispostos a se dedicar ainda mais ao curso e isso é muito importante no processo de formação deles”, disse.

O Colégio Estadual Bolívar Santana oferece também o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Estes cursos estão entre os 72 ofertados nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e unidades de ensino da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário