sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Estudantes prestam serviços gratuitos em Itabuna na IV Feira de Saúde

Pelo quarto ano seguido, os moradores de Itabuna, no Território de Identidade Litoral Sul, foram beneficiados com vários serviços prestados gratuitamente pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde. O CEEP promoveu sábado, a IV Feira de Saúde. Quem foi à Praça Otávio Mangabeira, no Centro da cidade, pode fazer testes de glicemia, aferir pressão arterial dentre outros serviços gratuitos. 

A feira é mais uma ação pedagógica desenvolvida pelos estudantes dos cursos técnicos em Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho. Reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia na medida em que os estudantes vivenciam situações reais se preparando para o exercício das futuras profissões.

Foram montados 21 estandes temáticos. Os estudantes do curso técnico em Enfermagem realizaram procedimentos como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, teste de hepatite B, C e HIV, demonstrações de primeiros socorros, orientações sobre importância das vacinas, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal e ocular. A avaliação nutricional e verificação do IMC (Índice de Massa Corpórea) foramo serviços prestados pelos estudantes do curso técnico de Nutrição e Dietética.

Medidas necessárias no combate a prevenção de incêndios foram demonstradas pelos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho. E jovens do curso técnico em Biotecnologia destacaram como a biotecnologia está presente no cotidiano exemplificando por meio da produção de sabão feito com óleo de cozinha. Esta é uma tecnologia social, sustentável, de baixo custo e que beneficia a comunidade e o meio ambiente.

Os estudantes do curso técnico em Gerência de Saúde abordaram os direitos do cidadão quanto aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mateus Alves, 16, estudante do 2º ano do curso técnico em Enfermagem, se sente realizado. “Para mim este é o melhor momento de todo curso, pois tive a oportunidade de beneficiar à comunidade da minha cidade tanto pela orientação quanto pelos atendimentos. É uma ação transformadora, já que estamos fazendo o bem pelo nosso próximo”, afirmou.

SORTEIO ELETRÔNICO - Durante a feira também foram realizadas inscrições para cursos técnicos na modalidade subseqüente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio em escola pública e quer voltar a estudar. O CEEP em Biotecnologia e Saúde de Itabuna oferece 240 vagas para o 1º e 2º semestres de 2012 para os cursos técnicos de nível médio em Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Nutrição e Dietética e Biotecnologia. As inscrições serão feitas até o dia 30 de novembro, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e no blog da Educação Profissional www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com. O sorteio eletrônico acontecerá dia 13 de dezembro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador e será transmitido por videoconferência pelas Diretorias Regionais de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário