quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inscrições para cursos técnicos na modalidade subsequente terminam hoje

Terminam hoje (dia 30), as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Estão sendo ofertadas 7.844 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino e quer voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2012. As inscrições estão sendo feitas desde o último dia 18, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e aqui no blog da Educação Profissional. Clique no ícone ao lado para fazer sua inscrição.

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. De 2007 até agora, o Estado ampliou em mais de 1.100% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados em 2006 para 50.498 em 2011. A meta é chegar a 84 mil pessoas beneficiadas com Educação Profissional na Bahia até 2014.

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2011. Estão sendo ofertadas vagas de 11 eixos tecnológicos. São 49 cursos como por exemplo: Administração, Agroindústria, Agroecologia, Biotecnologia, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Mecânica, Edificações, Segurança do Trabalho e Desenho em Construção Civil. Os cursos são ofertados em Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional da capital e interior. (veja lista)

Como fazer a inscrição

Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial e Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2012.

Sorteio Eletrônico

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 13 de dezembro, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.
           
 Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Para mais informações

sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br. 

Calendário


5 comentários:

  1. Estou tentando me inscrever e não consigo, esta dando erro, não conclui a inscrição.

    ResponderExcluir
  2. Prezados estou desde as 8h da manha tentando fazer a inscrição mais o site esta congestionado e quando clico em fazer a inscrição da um erro o que fazer?

    ResponderExcluir
  3. Terencio Junior,

    tente utilizar os navegadores Mozila Firefox ou Internet Explorer. Continue tentando!

    ResponderExcluir
  4. Terencio Junior,

    as inscrições foram prorrogadas até amanhã (dia 02).

    ResponderExcluir
  5. Marcilene,

    tente utilizar os navegadores Mozila Firefox ou Internet Explorer. Continue tentando!

    ResponderExcluir