quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rede Estadual de Educação Profissional comemora Dia Nacional da Consciência Negra

Os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e unidades de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio realizam durante todo o mês de novembro uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, data comemorada no próximo dia 20. Em todos os cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia são desenvolvidas ações que impeçam a discriminação de raça/etnia e de gênero, e que permitam a inclusão de pessoas com deficiência. 
Especialmente, no chamado “Novembro Negro”, as ações pedagógicas estimulam a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o preconceito e discriminação etno-racial. Estas ações fazem parte da concepção de educação integral da Educação Profissional que forma pessoas humanas, trabalhadores e sujeitos de direitos, entre eles, o direito de não ser discriminado e de ter acesso aos conhecimentos relativos à história e cultura da sua etnia.

No Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico, em Ibotirama, estudantes promovem hoje (dia 18), a partir das 18h, na Praça Ivis de Oliveira, a I Noite da Consciência Negra. Os estudantes pesquisaram a história da África e resolveram fazer um desfile com roupas características daquele continente para mostrar como estas influências foram incorporadas no cotidiano dos brasileiros.

No CETEP da Chapada da Diamantina, em Wagner, nesta sexta-feira (dia 18), a partir das 8h, os estudantes e professores sairão em passeata pelas ruas da cidade. Com cantigas de rodas e capoeira irão pedir respeito às diferenças. “As ações possibilitarão aos estudantes a oportunidade de terem um contato mais próximo com a cultura africana. A atividade contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes das suas origens,” afirmou Maria Cristina Mendes, professora e articuladora com o mundo do trabalho do CETEP da Chapada Diamantina.

No Colégio Antônio Carlos Magalhães, em Arraial D’Ajuda, amanhã (dia 19), os estudantes do curso técnico em Lazer irão comemorar a data com uma feijoada, comida que teve origem nas senzalas, quando os negros escravizados misturavam com feijão as carnes consideradas “menos nobres” e que eram descartadas pelos “senhores de engenho”. Já em Salvador, no dia 26, a partir das 14h, estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, participam do Cortejo das Áfricas. Saem do CEEP em caminhada pelas ruas dos bairros de Nazaré e Saúde. Com muita música, eles irão fazer uma alusão a profissões historicamente exercidas pelos negros, como a de pescadores. Por isso, o tema do Cortejo das Áfricas será “Minha jangada vai sair pro mar”.

2 comentários:

  1. Olá , meu nome é Luiz Carlos Rodrigues dos Santos Junior , não conclui o segundo grau ainda e gostaria de saber qual o curso que eu posso me inscrever, tipo o curso que eu saiu com dois certificado do 2º grau e o certificado do curso ?
    ESPERO RESPOSTA !

    ResponderExcluir
  2. Junior,

    você deve ficar atento ao período de matriculas e procurar uma unidade que oferte Educação Profissional Integrada. Esta forma de articulação contempla cursos técnicos integrados ao ensino médio que duram quatro anos e são voltados para quem terminou o ensino fundamental.

    ResponderExcluir