quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Seminário aborda Meio Ambiente no CEEP Bahia

O Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Águas de Meninos, sedia nesta quinta-feira (dia 03), o Seminário Meio Ambiente por Inteiro, a partir das 14 horas. O objetivo é discutir a dimensão ambiental na Educação Profissional com foco nos cursos técnicos de nível médio do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

O encontro reunirá estudantes do CEEP e do Colégio Estadual Landulfo Alves que fazem cursos técnicos em Hospedagem. O seminário também deve promover a integração e diálogo com professores das disciplinas da base nacional comum, (das áreas de conhecimento Linguagens, Ciências Exatas e Naturais, e Ciências Humanas), professores da Formação Técnica Específica (disciplinas de caráter técnico, específicas para cada curso), e de Formação Técnica Geral (disciplinas fundamentais para a compreensão e atuação no mundo do trabalho).

A diretora de desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz, fará uma apresentação sobre princípios pedagógicos da Educação Profissional. Ela deverá destacar a dimensão ambiental presente em todos os 72 cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede Estadual de Educação Profissional, onde estão matriculados 50.498 estudantes.

As ações pedagógicas dos cursos técnicos, independente dos eixos tecnológicos, compreendem atividades práticas e teóricas que ressaltam a responsabilidade de cada ser humano na proteção e conservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis. Isso contribui para a formação integral do estudante ao compreender que a proteção e cuidado com o meio ambiente devem ser adotados na vida e no mundo do trabalho.

O professor e biólogo, Eduardo Mendes da Silva, falará, dentre outras coisas, sobre ecologia na perspectiva da Hospitalidade e Lazer. Os estudantes do Técnico em Hospedagem reservam uma surpresa. Prometem apresentar um mapeamento turístico da Cidade Baixa. O mapeamento está pautado, como prevê a Educação Profissional da Bahia, no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, intervenção social no território em que o CEEP está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário