quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estudantes do CETEP do Sisal promovem I mostra de Educação Profissional

“Compartilhando saberes, construindo o futuro”. Este é o tema da I Mostra de Educação Profissional do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha, que acontece amanhã (dia 08), das 14 às 21h. 

 Diversas ações serão desenvolvidas ressaltando o trabalho como princípio educativo a intervenção social como princípio pedagógico da Educação Profissional. Os estudantes do curso técnico em Enfermagem, por exemplo, prestarão serviços como aferição da pressão arterial e verificação da glicemia capilar. Panfletos serão distribuídos e vídeos apresentados sobre a importância da vacinação e da prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Já os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas explicarão como é realizado o processo de diagnóstico laboratorial das DST’s. 

A turma de Edificações fará uso de maquetes para ilustrar as etapas da construção de jardins e de praças, ressaltando a importância desses espaços para atenderem as necessidades de pessoas com dificuldade de locomoção. Os estudantes do curso técnico em Administração irão apresentar um plano de negócio, enfatizando as causas favoráveis e desfavoráveis para a abertura de empreendimento próprio. Além disso, darão explicações sobre consultoria empresarial e empreendedorismo individual, com o propósito de incentivar os trabalhadores do comércio informal a terem seu negócio com porte empresarial.

Haverá também explicações dos estudantes do curso técnico em Logística. Eles falarão sobre os modelos e o processo da logística de distribuição: estoque, custo e transporte, ressaltando os custos e benefícios empregados desde o ponto de origem, que seria a empresa, até o ponto final, o consumidor.

A preservação do bioma da caatinga será o tema da apresentação dos estudantes do curso técnico em Agroecologia. Por meio de maquetes e cartazes, eles mostrarão as características do bioma. O uso de medidas de segurança e equipamentos de proteção individual no interior e exterior das minas serão temas abordados pelos estudantes do curso técnico em Mineração. E os estudantes do curso técnico em Informática darão suporte de tecnologia de informática durante o evento.

Patrícia Queiroz, coordenadora pedagógica, “a atividade desperta nos estudantes a capacidade de articular, mobilizar conhecimentos, habilidades e valores necessários para participarem ativamente da vida comunitária, contribuindo de forma efetiva para o aperfeiçoamento profissional dos estudantes de cada curso”, explicou.

A diretora do CETEP, Danúzia Maria de Oliveira, disse que uma mostra como esta reflete para a comunidade a concepção pedagógica da Educação Profissional de formação integral dos estudantes. “Estas ações são realizadas em prol da sociedade, princípios que são trabalhados em sala de aula e que queremos que os estudantes levem para sua vida profissional. É um momento de aperfeiçoamento para que o estudante seja, cada vez mais, um ser humano crítico e atuante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário