segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Novo curso da Educação Profissional preparará ex-atletas para a Copa 2014

Em virtude das demandas geradas pela Copa do Mundo 2014, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia deverá ofertar, ainda neste semestre, o curso Técnico em Esporte e Lazer, na forma de articulação Proeja/Médio. O curso será voltado para ex-atletas do futebol e atende a uma solicitação da Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado da Bahia (AGAP) e da Secretaria para Assuntos da Copa Do Mundo FIFA 2014 (Secopa). O objetivo é elevar o nível de escolaridade dos ex-atletas, possibilitando a eles qualificação e formação profissional para que atendam e se beneficiem das demandas relacionadas ao esporte, principalmente, na Copa.

O curso, previsto para começar em fevereiro, é de caráter experimental e iniciará com uma turma de 30 estudantes. Segundo a diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional, Marta Rocha, a proposta é estender a oferta para outros esportes e não ficar restrita apenas ao futebol. A diretora destaca que muitos atletas tiveram que abandonar os estudos por conta da própria profissão e quando alcançavam uma idade que já não podiam competir, ficavam sem perspectivas de inserção no mundo do trabalho. “A elevação do grau de escolaridade dos ex-atletas, por meio de uma formação integrada, vai permitir que eles desempenhem atividades dentro da área de esportes”, disse.

Os estudantes terão uma formação adicional. Ao longo do curso, a Secopa dará um treinamento para que eles se especializem em profissões como a de hostess (recepcionista) nas competições organizadas pela FIFA. Esse alinhamento entre as secretarias faz parte da estratégia do Governo de ofertar cursos de acordo com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade da Bahia e das cadeias e arranjos sócio-produtivos locais.

A professora Martha Rocha destaca que como diretriz principal do Planejamento do Programa Copa 2014, o Governo do Estado estabeleceu que tudo aquilo que será conquistado e alcançado, será deixado como legado para os baianos. “O projeto desenvolvido pelas secretarias torna-se um legado social importante, uma vez que possibilita aos jovens uma formação integrada pautada na concepção da Educação Profissional da Bahia que propõe o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário