quinta-feira, 22 de março de 2012

Estudantes da Educação Profissional comemoram Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (dia 22), os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e as unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio desenvolvem uma programação especial para alertar à comunidade sobre a necessidade da adoção de medidas voltadas ao cuidado e proteção das nascentes, rios e lagos. As atividades envolvem estudantes de diferentes cursos técnicos de nível médio. São visitas técnicas, palestras e distribuição de material informativo sobre os recursos hídricos e que fazem parte da proposta pedagógica da Educação Profissional de formar sujeitos de direitos, profissionais responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade onde vivem.

O objetivo é chamar a atenção para a escassez hídrica que atinge todas as partes do mundo, seja gerada pela falta de chuva ou mesmo pela poluição das águas. Os estudantes querem ressaltar que medidas sustentáveis podem ser adotadas no cotidiano, como evitar o desperdício da água ao lavar pratos, ao tomar banho, ao lavar o carro e não descartar lixo e/ou outros poluentes nos mananciais. Atitudes simples, de uso sustentável que podem contribuir para um bom uso das águas pelas atuais e futuras gerações.

No Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, por exemplo, as atividades alusivas foram iniciadas desde a semana passada. Os estudantes dos cursos Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem realizaram visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do município e percorreram as margens do Rio de Contas um dos maiores rios da Bahia, com 620 km de extensão e papel fundamental seja para o abastecimento humano e dessedentação animal, seja para a agricultura ou mesmo para sobrevivência de comunidades ribeirinhas.

Na ocasião, os estudantes observaram os diferentes percursos da água e seus tratamentos desde a chegada à ETA até o momento da distribuição nos diferentes pontos da cidade. Também aprenderam um pouco mais sobre os processos de eutrofização da água, fenômeno que provoca aumento excessivo das algas, proliferando fungos, bactérias e insetos, que juntos, causam sérios danos ao ecossistema e à qualidade de vida da população.

O estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Julio Vitor, afirma que a visita foi fundamental para que ele pudesse perceber a importância do Rio de Contas para Ipiaú e demais cidades, além de ter sido uma oportunidade de avaliar os riscos que todos estão sujeitos ao jogar lixos no rio. “Em determinados locais pode-se observar o descarte de dejetos no rio, um mal à saúde humana e ao meio ambiente”, observa.

Como resultado das visitas técnicas, hoje (dia 22), das 8h às 17 h, na Praça Ruy Barbosa, os estudantes do Centro vão distribuir folhetos com orientações sobre a importância da água para os seres vivos e sobre a importância da preservação da mata ciliar. Além disso, prestarão informações sobre riscos ambientais e sobre os danos para a saúde causados pelo descarte de dejetos nos rios.

Já os estudantes dos cursos Técnicos em Agricultura, Agroindústria, Pesca e Meio Ambiente, do Centro Estadual de Educação Profissional Águas, em Barra, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, participarão na sexta-feira (dia 23), a partir das 8 h, da palestra “O uso responsável da água nas atividades agrícolas, pesqueira e agroindustriais”, ministrada por Paulo Baqueiro, técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Às 10h, haverá uma caminhada até o cais da cidade. Logo após, os estudantes realizarão apresentações de teatro, música e poesia sobre o tema “Água, patrimônio ambiental”.

Confira o aúdio da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário