quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estado forma novos técnicos de nível médio

O Governo do Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio. São 836 jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. A formatura será hoje (dia 02), às 19h, no Salão Iemanjá do Centro de Convenções, em Salvador. 


Wagner Patrick
Os formandos são estudantes de dez Centros Estaduais de Educação Profissional de Salvador, Camaçari e Simões Filho, além de quatro unidades de ensino na capital que ofertam Educação Profissional. São novos técnicos em Análises Clínicas, Análises Químicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Cozinha, Comunicação Visual, Documentação Musical, Enfermagem, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Gestão e Projetos Culturais, Instrumento Musical, Informática, Logística, Mecatrônica, Química e Segurança do Trabalho. 


Izaura Fraga
Esta é a terceira turma formada em Salvador desde 2007 quando o Governo do Estado passou a investir na Educação Profissional como Política Pública de Estado e ampliou de 4.016 para mais de 50 mil a oferta de vagas na Bahia em cursos técnicos de nível médio. “Este é um momento de muita alegria porque percebemos a transformação na vida das pessoas tanto as que se formaram em Salvador quanto as milhares que se formaram no interior. Como os cursos são alinhados às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado, muitos já saem inseridos no mundo do trabalho e todos são formados para a vida, como sujeitos de direitos”, comemora o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima. 


Dentre os muitos formandos que já saíram dos cursos inseridos no mundo do trabalho, estão Alex Lago, 17, que fez Técnico em Informática, Federico Gonzaga, 20, que fez Edificações e Everton Santos, 19, novo Técnico em Logística. “Esse curso me ajudou a conseguir o meu primeiro emprego”, comemora Alex. “A experiência foi muito inovadora. Percebi que era um diferencial para mim e eu estou tendo um crescimento por conta desta oportunidade”, afirma Everton. “É muito gratificante ser reconhecido e saber que a gente veio do ensino público. Me sinto orgulhoso por já estar no rumo”, alegra-se Federico. “A gente tem aqui uma excelência de curso que não deixa a dever, eu posso falar seguramente, há nenhuma universidade”, acrescenta Magno Matos, formando em Documentação Musical. 


Cursos transformam vidas de estudantes


Arlene Souza
Para muitos concluintes, a formatura é uma grande realização pessoal. Arlene Souza, 19 anos, perdeu o pai e logo que ingressou no curso, perdeu a mãe. Ainda teve que assumir a criação da irmã de nove meses. “Foi muito complicado, conturbado. Eu passei a assumir responsabilidades que antes eu não tinha. E foi justamente o apoio da minha família, colegas de turma e, sobretudo, dos discentes que fizeram de mim, hoje, essa mulher que eu sou, batalhadora. Tenho certeza que se meus pais estivessem aqui estariam orgulhosos de mim por ter chegado até aqui”, emociona-se. 


Para formandos em Técnicos de Enfermagem como dona Olga Regina, 51 anos e Maria Iraci, 63 e Izaura Fraga, 49, formada em Edificações, voltar a estudar foi um desafio. “Passei 30 anos sem estudar e estou realizada”, comemora Olga. “Eu pretendo ajudar a comunidade com o que aprendi”, planeja Iraci. Já Izaura vai continuar a estudar, passou em Gestão Ambiental na Federal de Pernambuco. “Eu era uma simples dona de casa e através do estudo a minha vida mudou, com novas expectativas de voltar a trabalhar e a estudar”, celebra. 


RECOMEÇO - Os cursos também mudaram a vida de trabalhadores como Wagner Patrick formando do Técnico em Segurança do Trabalho. “Comecei na empresa como vigilante e graças a esta oportunidade do curso, hoje eu sou qualificado, trabalho como técnico em segurança do trabalho. Recebi a promoção e existe a possibilidade de ter mais promoções. Minha vida melhorou muito tanto o lado profissional quanto familiar”, festeja.


Jorge Castro
Fazer o curso Técnico em Cozinha também representou um recomeço para Reginaldo  Nascimento. “Eu era porteiro de frigorífico e graças ao curso, hoje eu sou um empreendedor individual”. Fazer Administração também fez de Francemar Silva uma empreendedora. “Esse curso foi maravilhoso. Me sinto muito feliz em estar realizando um grande sonho que é colocar à frente o meu desejo de ser uma empreendedora”. Jorge Castro, que cresceu no Calabar e fez técnico em Instrumento Musical, se alegra em ser um bom exemplo para a comunidade. “A gente já passou muitas dificuldades e hoje as pessoas mais velhas dizem para os mais novos: sigam o exemplo de Jorge. Fico feliz com o curso porque a música trabalha o corpo, a mente, o ser humano como todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário