segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estudantes de Agroecologia realizam Intervenções sociais na área rural de Canarana

Os estudantes do 2º ano do curso técnico de nível médio em Agroecologia do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, em Irecê, irão contribuir para revitalizar uma propriedade rural no povoado de Lagoa Bonita, em Canarana. A partir de visita técnica ao local e de convite feito pelo agricultor familiar, os futuros técnicos irão realizar aulas práticas na propriedade. Irão abordar aspectos como fertilidade de solo, nutrição de plantas, uso racional de água na irrigação, ocorrência de pragas e doenças, medidas de controle, adubação orgânica e implantação, formação de mudas de fruteiras e hortaliças, podas, colheita, pós-colheita e comercialização. 

A troca de experiências irá possibilitar que os estudantes vivenciem conteúdos e práticas da futura profissão, conforme prevê a Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Durante a vista técnica à propriedade, os estudantes observaram práticas de manejo do solo e da água. Os estudantes utilizaram o PHmetro útil para medir a acidez ou alcalinidade da água (PH) e aparelhos que determinam o percentual de umidade do solo.

Já os estudantes do 4°ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária, da mesma unidade, em Irecê, durante visita técnica, conheceram um pouco mais sobre a realidade da comunidade de Mirorós, situada no município de Ibipeba. Acompanhados por professores do curso, os futuros técnicos conheceram os lotes de irrigação do Distrito de Irrigação e Produção de Mirorós (DIPIM). Aprofundaram os conhecimentos sobre gestão ambiental, extensão rural, fruticultura, irrigação, dentre outros. Além disso, visitaram a Barragem de Mirorós responsável pelo abastecimento de 14 municípios e observaram de perto o problema da seca, a pior nos últimos 30 anos na Bahia.

Inaugurada há mais de 28 anos, a Barragem de Mirorós nunca esteve com o nível de água tão baixo. Atualmente, o reservatório conta apenas com 8% do volume normal de armazenamento. Impressionado com o que viu, o estudante Marcos Inácio, 27, afirma que a situação é complicada e sem água a qualidade de vida da população fica comprometida. “Existem formas de melhorar, mas é difícil. Vi moradores cavando poços sem encontrar nada. Os agricultores estão perdendo tudo. Estabelecer um controle maior da água e evitar as queimadas pode ser um caminho”, disse.

O professor de Geografia, Carlos Ney, reforça que a prática é fundamental para a ampliação do conhecimento dos estudantes, sobretudo, porque a Educação Profissional da rede estadual tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. “A prática é fundamental para a ampliação do conhecimento. E o contato com a comunidade é uma forma de fortalecer também a formação cidadã dos estudantes. Contribuir com a comunidade, estar em contato com ela, é uma experiência muito positiva. É uma troca fundamental”, disse.

Um comentário:

  1. PARABÉNS A ESSA UNIDADE DE ENSINO, REALMENTE CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE, AO MESMO TEMPO TÉCNICA E VOLTADA PARA A CIDADANIA E AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES DOS ESTUDANTES.

    ResponderExcluir