quinta-feira, 3 de maio de 2012

Educação Profissional forma mais 836 baianos para o mundo do trabalho

Mais 836 baianos estão aptos a ingressar no mundo do trabalho após concluírem o curso técnico de nível médio oferecido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A formatura foi realizada na noite nesta quarta-feira (2), no Centro de Convenções, em Salvador.

Aos 22 anos, Gessiana Andrade fez análises clínicas no CEEP em Saúde Anísio Teixeira. “Eu me sinto qualificada, tive bons professores e tenho a consciência de que o curso foi importante. Agora, estou fazendo meu curso superior em farmácia. A educação profissional foi um incentivo para meu crescimento”.
O novo técnico de enfermagem Josué Reis, 52 anos, disse que trabalhava como cuidador de idoso. “Os técnicos que eu conheci sugeriram que eu me capacitasse, pois achavam que eu tinha jeito para o trabalho. Eles me explicaram que, além de melhorar o meu trabalho, meu serviço também seria mais valorizado, inclusive, financeiramente”.


Sandra Santana é mãe de Priscila Santana, 18 anos, uma das alunas que se formou no curso técnico de informática. Segundo ela, para a família “é uma tranquilidade” saber que a filha tem uma formação, com mais chance de ingressar no mercado de trabalho.






Centros

Os formandos são estudantes de dez centros estaduais de Educação Profissional de Salvador, Camaçari e Simões Filho, além de quatro unidades de ensino na capital que oferecem esse tipo de ensino. Os novos técnicos se formaram nas áreas de análises clínicas, análises químicas, administração, alimentos, artes visuais, cozinha, comunicação visual, documentação musical, enfermagem, eletromecânica, eletroeletrônica, gestão e projetos culturais, instrumento musical, informática, logística, mecatrônica, química e segurança do trabalho.

O superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, disse que o Governo do Estado aumentou o número de Centros de Educação Profissional de 2007 para cá. “Contávamos com 22 unidades e hoje são 54 centros específicos de educação profissional, um em cada território e mais 104 instituições de ensino que também oferecem a formação profissional. Com isso, passamos de quatro mil para 56,4 mil em 75 cursos em 105 municípios. Estamos abrangendo toda a Bahia”.

Esta é a terceira turma formada em Salvador desde 2007, quando o Governo da Bahia passou a investir na Educação Profissional como política pública de Estado. Os cursos integrados ao ensino médio têm duração de quatro anos. Os específicos, para quem já terminou o ensino médio em escolas públicas, duram dois anos.

Fonte: SECOM

2 comentários:

  1. Olá.

    Como faço para pegar umas fotos que foram tiradas? Por que a SUPROF não as coloca aqui para os alunos que quiserem fazerem o download para seus computadores.

    ResponderExcluir
  2. Dema Diego,

    confira fotos da formatura no Flickr da EP: http://www.flickr.com/photos/epdabahia/sets/

    ResponderExcluir