quinta-feira, 3 de maio de 2012

Emoção marca formatura dos técnicos de nível médio

O Governo do Estado da Bahia formou ontem (dia 02), a terceira turma de técnicos de nível médio desde 2007 quando passou a investir na Educação Profissional como Política Pública de Estado. Foram diplomados 836 estudantes de 10 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional de Salvador, Camaçari e Simões Filho, além de quatro unidades de ensino na capital que ofertam Educação Profissional. 


A solenidade foi marcada pela emoção de formandos, familiares, amigos, professores, gestores e funcionários da rede estadual que lotaram o salão Iemanjá, no Centro de Convenções, em Salvador. Foi um momento especial para jamais ser esquecido, segundo a técnica em Alimentos e oradora das turmas, Elissandra Santos, 25. Acompanhada pela mãe e pelo filho Douglas, de 5 anos, ela não conteve a emoção. “Não consegui segurar as lágrimas que são lágrimas de alegria, de relembrar a trajetória até o final. Me sinto realizada. Esta formação técnica representa para nós muito mais que uma oportunidade de ingressar no mundo do trabalho, para alguns um refúgio e uma nova visão sobre a vida”, comemora.



Alan Ribeiro Trindade, 34, formou em Eletroeletrônica e não escondia o entusiasmo. Ele trabalha no complexo automotivo de Camaçari e agora deseja crescer profissionalmente. “Sei que agora, após concluir este curso, terei oportunidade de crescer no meu trabalho. Só tenho que comemorar”. Vestidos de beca, os estudantes usaram faixas de acordo com a formação técnica que receberam. Agora são novos técnicos em Análises Clínicas, Análises Químicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Cozinha, Comunicação Visual, Documentação Musical, Enfermagem, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Gestão e Projetos Culturais, Instrumento Musical, Informática, Logística, Mecatrônica, Química e Segurança do Trabalho.


No juramento, prometeram coletivamente: “não medir esforços para exercer com dignidade e ética nossas profissões, utilizando o nosso trabalho como ferramenta destinada ao bem da sociedade, auxiliando, assim, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da nossa Bahia e do nosso Brasil”.

Presente à solenidade, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Teixeira, disse que formatura reflete o compromisso do estado com os jovens e trabalhadores. “Fico muito impressionada quando vejo esse mar de formandos. Registro nossa satisfação de ver que em 2006, eram 4.016 vagas e agora são mais de 56 mil. É um avanço extraordinário não só em números, mas em conteúdo, na concepção, que demonstra um olhar do governo para a formação destes jovens e trabalhadores”, comemorou.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, disse que o governador Jaques Wagner é um entusiasta da Educação Profissional e que não medirá esforços para continuar investindo na expansão da oferta de vagas e na qualidade pedagógica, o que conta com apoio irrestrito do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

“Somos a terceira maior rede em oferta de Educação Profissional no Brasil e há muito ainda o que fazer, como o concurso público. Mas, o que mais nos alegra é ser o Estado que cria um currículo inovador que concilia o técnico, com a dimensão da formação humana e cidadã. A formação que vocês tiveram em ética profissional, por exemplo, é para que compreendam que não são engrenagens de empresas, são pessoas capazes de fazer transformações sociais”, afirmou ao aconselhar: “Não desistam, continuem a estudar, galgando novas possibilidades e para isso, tenham certeza, que essa base que vocês receberam vai ser fundamental para toda a vida”.

Alexsandro da Silva, 20 anos, formado em Informática, já está seguindo a orientação: “Passei no vestibular para Engenharia Mecatrônica e a base que tive nesse curso foi fundamental para minha aprovação no vestibular. Estamos dando um passo muito importante nas nossas vidas, assumindo uma carreira que poderá mudar nosso futuro. As expectativas são as melhores possíveis”, sorri. 






Confira outros depoimentos: 

“O grande sonho da minha vida se concretiza  aqui hoje, estar qualificado como profissional, como músico. Desde pequeno este era o meu grande desejo. Nunca desanimei e abracei esta oportunidade com toda garra. Estou  pronto para exercer a profissão que escolhi”,
Anderson Lima, 31, Técnico em Instrumento Musical,  formado pelo CEEP em Artes e Design.
 
"Por meio do curso pude exercer melhor a minha função no trabalho, administro uma lan house. Foram dois anos de dificuldade e dedicação, mas quando a gente vê o reconhecimento... Só tenho a agradecer e comemorar . O sabor da vitória resume isso tudo”
Marivaldo Dias Gomes, 34, técnico em Administração, formado pelo CEEP em Gestão Severino Vieira.

“ A sensação é de muita satisfação, eu não tive a oportunidade de concluir os estudos. Nunca imaginei em ver a minha filha aqui. É uma honra e digo para os  jovens que estão de fora  que venham abraçar esta chance de se preparar para ter uma boa profissão”
Zenilda Joventina Costa, 66, mãe da técnica em Informática,  Miriam Costa de Jesus, formada pelo CEEP em Gestão Severino Viera.



Confira o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário