quarta-feira, 30 de maio de 2012

II Fórum Mundial de EPT: Instituições conhecem evolução da Educação Profissional da Bahia


As estratégias adotadas pelo Governo do Estado da Bahia para ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio em mais de 1.400% de 2006 a 2012 é um dos fatores que têm atraído muitos visitantes ao stand da Secretaria da Educação do Estado no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que segue até a próxima sexta em Florianópolis. Por meio de gráficos e mapas é possível visualizar a distribuição das vagas por toda a Bahia, considerando a oferta de diferentes cursos a partir das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade. 

Os participantes do II Fórum Mundial de EPT também passam  
no stand para observar os vídeos das formaturas dos estudantes dos cursos técnicos que estão sendo exibidos. O sistema eólico, representado em maquete, apresentado pelo estudante Marcelo Soares, 25, do curso Técnico em Eletromecânica, do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador também chama a atenção dos participantes.

Em visita ao stand, Lideranças do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Buenos Aires (Suteba), receberam do Superintendente da Educação Profissional, professor Almerico Lima, informações sobre a relação entre os cursos oferecidos pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho. Nessa mesma oportunidade, foi discutida a importância da abordagem do trabalho como princípio educativo, de forma a permitir a criação de uma visão diferenciada dos trabalhadores sobre a sua formação. Foi ainda discutida a unificação das matrizes curriculares dos cursos em nível nacional e as possibilidades de intercâmbio entre os dois países.

Os professores Isabel Maria Ferreira, Luis Manuel Simões e Manuel Almeida Correia, do Instituo Politécnico de Lisboa (IPL) também visitaram o stand. Demonstraram interesse, principalmente, nos cursos que as duas instituições têm em comum, no que se refere a conteúdos e matrizes, também mostraram interesse em estabelecer um projeto de intercâmbios de alunos, professores e gestores. O IPL é o 2º maior instituto de Portugal e atua nas áreas de Saúde, Engenharia, Gestão, Jornalismo, Educação e Artes (música, teatro, dança e cinema). Maiores informações pelo site www.ipl.pt.



Na condição de anfitriã, a gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Édna Batistotti, fez uma visita de cortesia. Representante dos estados na Comissão da Carta do Fórum, ela aproveitou para discutir alguns aspectos com o professor Almerico Lima. Também esteve no stand a Gerente de Educação do Consulado da Austrália no Brasil, Patrícia Monteiro, interessada em estabelecer parceria e promover o intercâmbio de estudantes e professores da Bahia para a Austrália e vice-versa. 


Paulo Cesár Pereira, Reitor do IF de Goiás, ficou bastante impressionado com a evolução da Rede Estadual de Educação Profissional. “A Bahia está de parabéns”, afirmou. Representantes da subsecretaria de Educação do Mato Grosso e do Paraná também marcaram presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário