quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estudantes da Educação Profissional desenvolvem tecnologias sociais que beneficiam o meio ambiente


No mês em que se comemora o Dia mundial do meio ambiente, estudantes dos Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional demonstram como é possível contribuir para um mundo melhor, com maior qualidade de vida e ações sustentáveis de proteção à natureza. Eles desenvolvem tecnologias sociais, de baixo custo, que beneficiam a comunidade e, sobretudo, o meio ambiente.


Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), em Santaluz, demonstram como lidar com a agricultura sustentável sem agredir o solo. Eles desenvolveram práticas de manejo na agricultura familiar, apontando as técnicas corretas de uso do solo para evitar a erosão. Também desenvolvem pesquisas e tecnologias sociais como a transformação de resíduos do sisal e do licuri em ração animal.

Os estudantes do curso Técnico em Agroecologia do CETEP de Itapetinga, em Itororó, também desenvolveram tecnologia social utilizando o soro do queijo como fonte alternativa para substituir adubos minerais nas pastagens. O soro de queijo é uma técnica mais barata, eficiente e não poluente ao contrário dos fertilizantes convencionais.

Os estudantes dos cursos Técnicos em Edificações e Agroecologia do CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana, estão desenvolvendo o projeto denominado de “Ponto Pet”. A ideia é montar uma marquise de ponto de ônibus utilizando garrafas pet. Já os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, do CEEP Águas, em Barra, desenvolvem os projetos Análise físico-química e microbiológica da Lagoa do Saco Grande e o de revitalização e paisagismo da mesma lagoa. Localizada no bairro da Assunção, a lagoa, mesmo poluída, é fonte de lazer para crianças da comunidade. Por meio deste projeto, eles fizeram um diagnóstico da água, identificando o grau de contaminação. Os dados das análises e o projeto de revitalização foram enviados para órgãos públicos como a prefeitura na perspectiva de auxiliar ações de revitalização do manancial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário