quarta-feira, 27 de junho de 2012

Funceb inscreve para concurso da Orquestra Sinfônica

‘Concurso Osba 30 Anos - Residência Artística’ é uma das ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo realizadas para celebrar os 30 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto e o texto do edital e seus anexos estão aqui. A iniciativa é da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Teatro Castro Alves (TCA).


Os músicos profissionais de orquestra contratados por meio do concurso farão ‘residência artística’ pelo período de seis meses, a partir de 24 de setembro deste ano, no intuito de promover intercâmbio cultural, troca de experiências e aprendizado, contribuindo para a qualificação do corpo artístico e a dinamização da produção contemporânea em música na Bahia.

As ações devem estar previstas em três eixos - estudo, prática e extensão, em atividades que estabeleçam a transferência de conhecimentos como oficinas, workshops, masterclasses ou apresentações didáticas voltadas para a comunidade baiana, atuando na descentralização e na democratização do acesso à cultura.

Propostas

Serão selecionadas até 30 propostas, em vagas e funções distribuídas em três famílias - cordas (spalla, concertino, contrabaixo, harpa, viola, violino e violoncelo), madeiras (clarineta/clarone, fagote, oboé e oboé/corne inglês) e metais (trombone e trompa). A remuneração, em valor bruto, para cada músico, varia entre R$ 33 mil e R$ 48 mil pelo semestre, a depender de sua função e qualificação artística.

Podem se inscrever pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com atuação reconhecida na área da música de concerto. É também aberta a participação de estrangeiros com visto de trabalho regular. As inscrições, que exigem apresentação do formulário de inscrição preenchido e documentos complementares listados no edital, podem ser feitas presencialmente, no TCA, ou pelos dos Correios, por serviço Sedex ou similar, com Aviso de Recebimento (AR).

A comissão de seleção, composta por três membros, será presidida pelo diretor artístico da Osba, Carlos Prazeres. Os resultados da primeira fase, de análise das propostas, serão divulgados até 14 de agosto, quando se indicarão os pré-selecionados a serem submetidos a audições, que vão ser realizadas nas cidades de São Paulo (1º e 2 de setembro) e Salvador (3 e 4 de setembro), para comprovação de suas competências. Os resultados da 2ª fase serão publicados até o dia 6 de setembro, para posterior habilitação dos selecionados, tendo a lista final de contratados estabelecida até 21 de setembro.

Confira o aúdio da reportagem

Com informações da SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário