sexta-feira, 1 de junho de 2012

II Fórum Mundial de EPT: Instituições públicas mostram como impulsionam formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores na Bahia

A Educação Profissional da Bahia está representada no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica por instituições parceiras que impulsionam a oferta de cursos técnicos no Estado. Além da Rede Estadual, também participam do evento, o IF Bahia e o IF Baiano que, juntos, demonstram o fortalecimento da rede de Educação Profissional da Bahia. São instituições que dão oportunidade de formação e qualificação profissional, aumento de escolaridade e contribuem para a inserção cidadã de jovens e adultos no mundo do trabalho. 
No Stand do IF Baiano, os visitantes recebem informações sobre os cursos e programas ofertados pelo Instituto. O “Mulheres Valencianas”, por exemplo, é um programa que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. Mércia Xavier, gerente de Programas e Projetos, explica que é ofertado a essas mulheres o curso de qualificação de Economia Doméstica. “As mulheres aprendem, por exemplo, boas práticas de alimentos. Aprendem a reaproveitar o alimento”, disse. Conta ainda que em Uruçuca é ofertado o curso técnico para Camareira. “Uruçuca tem muitos hotéis. As mulheres são qualificadas para exercer essa função. É a inserção dessas mulheres no mundo do trabalho”, disse. 

Já no stand do IF Bahia, os participantes do Fórum estão podendo conhecer um pouco mais sobre tecnologias sociais de baixo custo. Estão observando como funciona a moenda de cana de açúcar elétrica, projeto desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em mecânica. Segundo o professor do curso Marcos César, é uma moenda compacta, com grande mobilidade e, por ser elétrica, não gera poluição e nem contamina o produto. “A moenda tradicional é movida à gasolina e isso acaba comprometendo a qualidade do produto final”, disse. Há também o eletrostufa, também desenvolvido pelos estudantes e a cadeira de rodas com autonomia de 80 km. “Esses produtos fazem parte do trabalho de conclusão de curso da turma de mecânica. É muito importante a troca de conhecimentos que estamos experimentando aqui no Fóum”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário