quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aluna da Escola de Dança da FUNCEB faz residência artística em Londres

Um grupo composto por oito jovens do Pelourinho, com idades de até 25 anos, está fazendo residência durante duas semanas, de 12 a 23 de julho, no Southbank Centre de Londres, um dos maiores centros de arte do mundo, que oferece um amplo programa artístico, incluindo música, dança, literatura e artes visuais. Amanda Costa, de 16 anos, aluna do Curso Preparatório da Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), é uma das adolescentes que estão vivendo esta experiência. “Nunca viajei para fora do país e estou um pouco nervosa, mas aqui na Escola de Dança da FUNCEB aprendemos que arte também é disciplina”, afirmou Amanda antes do embarque.

Os participantes, escolhidos entre os diversos projetos culturais que funcionam no Centro Histórico de Salvador, foram recrutados pela equipe do Projeto Academia de Festivais. Eles foram selecionados a partir da recomendação de instituições da região – como a Escola de Dança da FUNCEB –, atendendo a critérios que lhes exigiam potencial para serem novos líderes, perfil comunicador e empreendedor, engajamento no campo artístico, além da capacidade de partilhar as suas novas habilidades e conhecimentos quando do retorno à Bahia. A proposta é de que eles possam compartilhar suas experiências, trabalhando como grupo consultivo de outros jovens para o planejamento e elaboração da Academia de Festivais do Pelourinho – está previsto para o verão de 2013 um grande Festival de Artes no bairro, em que esta equipe participará como protagonista, atuando em diversos papéis, como artistas e produtores.

“É uma grande iniciativa juntar estes jovens para participar de uma vivência fora dos seus ambientes de origem. Mesmo que relacionados a linguagens artísticas e projetos diferentes, eles, de certa forma, convivem durante grande parte dos seus dias, em um mesmo locus que é o Pelourinho, produzindo arte, e esta experiência beneficiará o desenvolvimento das ações que eles integram”, opina Beth Rangel, diretora da Escola de Dança da FUNCEB/CFA. “Esta oportunidade, sem dúvida, fará com que eles exercitem o respeito e a valorização às diversidades, como também à cultura em que estarão inseridos nestes dias. Em especial, o grande desafio será cada um marcar e preservar as suas identidades, em um contexto estranho a eles e com pouco tempo de adaptação”, finaliza.

Durante a estadia internacional, o grupo será apoiado por outros dois artistas que já realizam projetos sociais e artísticos no Pelourinho. Todos eles terão oportunidade de acompanhar o Festival of the World, no próprio Southbank Centre, integrando atividades, convivendo com profissionais de diversas áreas e participando de oficinas, com vistas a obter uma experiência global do que é a produção de um evento de grande porte. No final, eles ainda vão acompanhar eventos específicos para ganhar experiência prática de trabalho.

Anualmente, mais de mil artistas se apresentam no Southbank Centre, atraindo 22 milhões de visitantes para o local, que é um dos destinos culturais mais populares da Inglaterra. Com este projeto, a instituição vai também proporcionar ao grupo baiano a oportunidade de se beneficiar com tudo que Londres tem a oferecer, incluindo visitas a outras organizações de artes. Além disso, todos vão receber aulas de língua inglesa.

Fonte: Ascom Funceb

Nenhum comentário:

Postar um comentário