segunda-feira, 23 de julho de 2012

CETEP da RMS promove III Mini Feira de Ciência e Tecnologia


Um “robô de sumô” criado pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Eletroeletrônica, do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (CETEP da RMS), em Camaçari, promete ser a principal atração da III Mini-Feira de Ciência e Tecnologia que ocorrerá nos dias  25 e 26 deste mês, no próprio CETEP.
O evento trará na programação, exposições de mais projetos elaborados pelos estudantes, oficinas e mini-cursos como o de primeiro socorros. O objetivo é fazer com que estudantes e professores possam expor o resultado das pesquisas e tecnologias sociais desenvolvidas, enquanto estreitam, ainda mais, o contato com a comunidade local e industrial.

Professor e articulador técnico do CETEP da RMS, José Carlos Calmon, explica que o “robô de sumô” foi criado para disputar uma competição com outro robô. Aquele que empurrar o adversário para fora da arena vence. “Para isso, o robô teria que ser resistente, com potencial eletrônico e programado para andar, por exemplo”, explica ele. Os estudantes, por meio de pesquisas e auxiliados pelo professor Calmon, foram montando a estrutura do robô. “Descobrimos que a roda utilizada em skates é muito resistente, resiste à compressão, tem alta aderência. Reutilizamos uma que seria jogada no lixo e aplicamos no robô”, conta ele.

Um dos estudantes idealizadores deste projeto, Uelber Mesquita, 23, explica que o “robô de sumô” engloba tanto mecânica quanto eletrônica. “Ele faz uma automação entre os dois. Em mecânica estudamos aderência, tração, torque. Já em elétrica estudamos sistemas elétricos, programação”, explica. Para ele, a mini-feira é “importante porque motiva outros jovens a estudar, a criar. É incentivador”, conclui.

Mais tecnologias sociais - Dentre os projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Química, estão o desinfetante com função repelente e o exemplo de tecnologia sustentável demonstrada por meio do biodiesel feito com óleo de cozinha.

Já os estudantes do curso técnico de nível médio em Eletromecânica vão demonstrar, dentre outros projetos, o sensor de presença. De acordo com professor Calmon, é um sistema ideal para segurança. Se colocado em carros, por exemplo, o sensor auxilia no momento de estacionar. A luz verde indica que o objeto está distante, a luz amarela indica que está próximo e, caso a luz vermelha acenda, é porque o objeto já está realmente muito próximo do carro. “Esse sensor funciona também em casa. Se uma pessoa se aproximar muito da janela, a luz vermelha acusa a presença”, explica.

Os estudantes dos cursos de nível médio em Petroquímica, Controle Ambiental e Segurança do trabalho, vão abordar questões como análise de solo, panorama histórico de Camaçari e segurança no trabalho, respectivamente. Diretora do CETEP, Nancy Bulcão, explica a importância e a razão da realização do evento. “Decidimos realizar a feira a cada final de semestre. É importante porque mostra a parte prática de todas as disciplinas. Sempre sugerimos que os projetos sejam inusitados e que sejam projetos que contribuam para Camaçari”, concluiu.

Salienta-se a oferta dos cursos pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia está alinhada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos Territórios de Identidade, cadeias produtivas e arranjos socioprodutivos locais. Além disso, a Educação Profissional da Bahia tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário