quinta-feira, 5 de julho de 2012

CETEP Oeste Baiano participa da 30º Expo Barreiras

Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Comércio e Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (CETEP) participam da 30° Feira Agropecuária de Barreiras (Expo Barreiras). Acompanhados por professores do CETEP, eles estão tendo a possibilidade de aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e vivenciar situações do cotidiano das futuras profissões, tendo o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico conforme prevê a Educação Profissional da Bahia. A Feira prossegue até o próximo domingo (dia 08) e está sendo realizada no Parque de Exposições da cidade.

Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, por exemplo, estão prestando orientações aos visitantes. No setor de equinos, salientam as técnicas de manejo e as características entre as diferentes raças existentes na região: Crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga. No setor de bovino, apresentam as características ideais para que uma vaca de leite possa ser reprodutora. Eles estão prestando orientações sobre a importância de usar defensivos agrícolas naturais, como a planta Nim, para evitar doenças como carrapaticida, vermífugo, entre outras, e no controle de pragas como lagartas, besouros, gafanhotos e pulgões.

Orientações sobre os cuidados que se deve ter para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) está sendo uma atribuição dos estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Eles estão distribuindo preservativos e panfletos com dicas para evitar as DST’s. Também ressaltam a importância de evitar o consumo de bebidas alcoólicas ao dirigir. As ações são fruto de parceria do CETEP com a Secretaria de Saúde do município e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Com base nos conteúdos estudados nas disciplinas Saúde/Higiene e Segurança do Trabalho e Marketing, os estudantes do curso Técnico em Comércio estão divulgando os procedimentos adequados e equipamentos ideais para a manutenção da segurança no trabalho. A atividade conta com a parceria da Empresa Premium Engenharia. Os visitantes também estão sendo informados sobre os atrativos naturais existentes na cidade como a Cachoeira da Acaba Vida, Cachoeira do Redondo, entre outros.

Elisabete Souza Brito, 17, estudante do curso Técnico em Comércio, conta que está muito motivada com a atividade.“Explicamos aos visitantes e aprendemos com eles. Esta troca de experiência é fascinante e estou muito entusiasmada. Tenho certeza que assim como eu, meus colegas não serão mais os mesmos após esta ação pedagógica. É uma experiência enriquecedora para nossa formação “, acredita.

Rosana Morais Martins, organizadora da atividade, professora e coordenadora do curso Técnico em Comércio, avalia a Expo Barreiras como um momento fundamental para aproximar os estudantes do cotidiano das suas profissões. “Aqui somos uma vitrine e nela os potenciais dos nossos estudantes estão sendo avaliados. É uma grande oportunidade dos nossos futuros técnicos estarem em contato como novos horizontes de estágio e de inserção no mundo do trabalho”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário