terça-feira, 24 de julho de 2012

Estudantes da Educação Profissional apresentam Tecnologia social no Fórum Internacional de Software Livre

Os estudantes Marcelo Soares, 25, e Uelber Mesquita, 23, do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (CETEP da RMS), em Camaçari, embarcam amanhã para Porto Alegre onde irão representar a Rede Estadual de Educação Profissional no 13º Fórum Internacional de Software Livre (FISL13). O evento acontecerá no Centro de Eventos da PUC do Rio Grande do Sul, de amanhã (dia 25) até o próximo sábado (dia 28).

Os estudantes irão apresentar uma maquete com sistema eólico, ou seja, capaz de gerar energia com a força do vento, destinado ao abastecimento residencial. Trata-se de uma tecnologia social, sustentável, de baixo custo que beneficia a comunidade e que foi desenvolvida por Marcelo, Uelber e outros estudantes com orientação de professores do CETEP da RMS.

O convite para expor no 13º Fórum Internacional de Software Livre surgiu devido à participação do CETEP da RMS no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu em maio deste ano em Florianópolis. Na ocasião, Marcelo apresentou a maquete no stand da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Representantes da Fundação de Software Livre (FSL) se interessaram e fizeram o convite para que a maquete também fosse exposta em Porto Alegre.

Marcelo, estudante do curso técnico de nível médio em Eletromecânica, aposta que esta é a fonte de energia do futuro. “É uma energia renovável, sustentável e que não degrada o meio ambiente”, disse, demonstrando como na Educação Profissional da Bahia, este tipo de experiência reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.Para Uelber, estudante do curso técnico de nível médio em Eletroeletrônica, representar o CETEP em um evento desta magnitude é muito gratificante. “É motivador, incentivador. Quando eu contar essa experiência, eu vou estimular mais jovens a estudarem”, disse.

Professor e articulador técnico do CETEP da RMS, José Carlos Calmon, explica que o projeto eólico é uma maquete retangular com base de madeira e uma miniatura de um prédio com apartamentos sendo iluminados pela geração de energia eólica. Para o professor, esta é também uma oportunidade de mostrar que os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional estão bem preparados. “Um projeto deste porte evidencia que a educação é de qualidade e que o estudante realmente aprende”, disse.

Diretora do Cetep, Nancy Bulcão, acredita que a participação no FISL13 é muito importante, além de ser uma experiência muito enriquecedora para os estudantes. “Os estudantes vão representar o CTEP em um Fórum Internacional. É um reconhecimento do nosso esforço, do nosso trabalho. Esperamos que dessa forma possamos contribuir, cada vez mais, para uma educação de qualidade”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário