terça-feira, 3 de julho de 2012

Lauro de Freitas avalia demanda para ampliar oferta da Educação Profissional no município

A Prefeitura de Lauro de Freitas realizará oficina técnica, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional do Estado (Suprof), para estudar a demanda da Educação Profissional no município. A intenção é ampliar parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que será executado pelo Senai, Senac e Governo do Estado.

Na última sexta-feira (29), o secretário chefe de gabinete da prefeitura, Aliomar Eloy Brito, se reuniu com o superintendente da Suprof, Almerico Lima, e representantes das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Educação e Trabalho Esporte e Lazer. “Precisamos compreender a demanda local, quais os cursos mais importantes para Lauro de Freitas e qual o público interessado” – explicou o superintendente. Segundo ele, a oficina ocorrerá nos próximos 15 dias e contará com apoio dos técnicos da Secretaria Estadual de Educação.

Lauro de Freitas oferece atualmente 800 vagas em cursos profissionalizantes pelo Pronatec, voltados para estudantes e para a população carente. Na cidade também foi instalado, em 2010, o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, um dos oito Centros de Educação Profissional criados no Território de Identidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O CEEP tem 256 estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio em: Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais e Técnico em Redes de Computadores. Destaca-se que o Território de Identidade da RMS registrou de 2007 a 2012 um aumento superior a 720% no número de matrículas, subindo de 2.083 para 14.972 matriculados neste período.

Preocupada com a qualificação dos jovens, a Prefeitura conquistou uma das cinco unidades do Instituto Federal da Bahia, com capacidade para 1.200 alunos, que vai oferecer, gratuitamente, ensino técnico profissional, licenciatura e graduação. O Governo Federal vai investir R$ 10 milhões na construção do prédio em Itinga, cujo processo de licitação será liberado em julho.

Lauro de Freitas também foi contemplada com o Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga, fruto de parceria com a Uneb e UFBA, onde são oferecidos cursos de graduação presenciais e à distância.

Com informações do Portal Abrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário