quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estudantes do CEEP do Campo Milton Santos fazem visita técnica à UESB


Os estudantes do curso técnico em Zootecnia, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, em Arataca, fizeram uma visita técnica ao laboratório de zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga. A ação pedagógica favoreceu aos estudantes a possibilidade de conhecer a experiência da instituição, possibilitando um maior amadurecimento quanto às técnicas de produção apropriadas à realidade do Território de Identidade Litoral Sul. 

Os estudantes percorram os setores de bovinocultura de leite, avicultura, suinocultura, visitaram o campo agrostológico, ou seja, uma coleção de plantas utilizadas para alimentação animal como gramíneas e leguminosas, e tirarem dúvidas com técnicos dos setores. No setor de bovinocultura do leite, eles conheceram as características da raça Girolando, as técnicas de sistema de manejo, alimentação, como por exemplo, a de conservação do capim, ordenha mecânica e laticínio.

No setor de avicultura, observaram as diferenças do sistema de criação de frangos que tanto podem ser o método convencional, que é a criação do frango na granja, quanto o sistema alternativo de criação de galinhas, que é o método caipira. Ao visitar a criação dos animais silvestres cateto e queixada, aprenderam um pouco mais sobre os comportamentos, hábitos alimentares e outras características dos animais.

No setor de suinocultura, os estudantes conheceram as principais criações de raças suínas estrangeiras no Brasil, como a Large White, Landrace, Duroc e Pietran, além de raças nacionais, como a Canastra, Piau e Pirapetinga. Na oportunidade, verificaram como devem ser as instalações para criação dos suínos e as divisões ideais para sua adaptação dos animais que seriam: creche, maternidade, galpão de recria e terminação. Por fim, visitaram o campo agrostológico quando também aprenderam um pouco mais sobre as espécies de gramíneas e leguminosas destinadas à alimentação animal, adubação verde e banco de proteína.

Gustavo Santiago, 19, estudante do curso técnico em Zootecnia, conta que após a visita está mais entusiasmado para se dedicar ao curso e motivado para seguir carreira na área. “É uma experiência enriquecedora que veio a somar com o conhecimento que tenho. Estou muito entusiasmado e disposto a me dedicar ainda mais na área. É tanto que já decide, vou prestar vestibular na área de Zootecnia”.

O diretor do CEEP do Campo Milton Santos, Luciano Oliveira, disse que essas experiências são estimuladas pela Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. “Visitas técnicas como estas aproximam o estudante da realidade do mundo do trabalho e das potencialidades da sua futura profissão”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário