sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cetep da Bacia do Paramirim forma técnicos de nível médio em Enfermagem e em Vendas

A cidade de Macaúbas estará em festa amanhã (dia 29) com a formatura dos novos técnicos de nível médio em Enfermagem e em Vendas, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (Cetep). A colação de grau será no próprio Cetep, às 17h. Hoje, às 19h30, os formandos participarão de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no centro histórico da cidade. São 32 formandos, jovens e trabalhadores aptos a atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde vivem.

Eliana Dias, 27, é uma das formandas do técnico em Vendas. Ela está feliz com a conquista e otimista com o futuro profissional. “Eu já tinha experiência na área de vendas, mas com a formação aprendi muito mais. O estágio foi muito importante. Estagiei em um mercado daqui e pude entender, na prática do dia a dia, os desafios da profissão que escolhi. O resultado é que não trocaria por nenhuma outra. Foi uma escolha muito feliz”, comemora. O estágio é parte da matriz curricular da Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Também formanda do técnico em Vendas, Vilma Oliveira, 30, destaca a importância da equipe do Cetep para a sua formação. “Tive professores excelentes que contribuíram muito para o bom desenvolvimento do curso. Aprendi muito com eles. Estou realizada com essa nova etapa que começa na minha vida”, afirmou.

Para o diretor do Cetep da Bacia do Paramirim, Alan Alcântara, esta formatura é ainda mais especial porque é a primeira turma de Vendas que está sendo formada pelo Centro pela forma de articulação Proeja Médio, ou seja, com jovens e adultos egressos da escola pública, com o mínimo de 18 anos e ensino fundamental completo. “É uma formação que integra a Educação Profissional ao ensino médio. Ao mesmo tempo em que os jovens concluem o ensino médio, recebem o diploma do curso técnico. É a nossa primeira turma, de muitas que ainda virão”, comemora. Já os estudantes de Enfermagem, são da forma de articulação subsequente, direcionada para quem já concluiu o ensino médio e deseja voltar à escola para obter a formação profissional.

A Articuladora do Mundo do Trabalho, Maria Inês Dias, afirma que muitos dos formandos já estão inseridos no mundo do trabalho no território, alguns, inclusive, se tornaram empreendedores e abriram o próprio negócio. “Temos formandos que abriram suas lojas de roupa, tem aqueles que optaram por fabricar e comercializar produtos como biscoito de polvilho e bolos variados. Temos também muitos estudantes oriundos da zona rural que têm novas perspectivas tanto nas cidades quanto de investimentos nas áreas onde moram, enfim, o curso abriu novas possibilidades para todos”, comemora.

Além desta turma, amanhã também acontecerá a formatura de mais 42 concluintes do curso técnico de nível médio em Enfermagem do Cetep do Oeste Baiano, em Barreiras. Com estas turmas são mais de 1.370 novos técnicos de nível médio formados pelo Governo do Estado em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário