quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estudantes da Educação Profissional comemoram a Independência do Brasil

Para comemorar a Independência do Brasil, estudantes dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio estarão nas ruas neste Sete de Setembro, data que marca os 190 anos da Independência da República. Durante o desfile, irão mostrar como a Educação Profissional contribui para que sejam cidadãos plenos, sujeitos de direitos, conscientes do seu papel na sociedade. 


É o caso dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Indústrias Irmã Dulce, em Simões Filho. Eles aproveitaram garrafas pet e jornais para fazer a bandeira do Brasil. Querem chamar a atenção para a degradação do meio ambiente no país que tem a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e possui a maior reserva de água do planeta. ara além disso, a ideia da bandeira de garrafas pet com papel jornal é demonstrar que atitudes simples como a reciclagem e a reutilização de determinados materiais pode e deve ser adotada no cotidiano das pessoas como uma atitude de cuidado e proteção do planeta.

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga, em Itororó, irão aproveitar a oportunidade e divulgar os cursos técnicos ofertados no território, desfilando de farda e com faixas sobre os cursos ofertados, democratizando, ainda mais, o acesso à informação sobre qualificação e formação de jovens e trabalhadores. No Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul, em Maraú, os professores demonstram por meio de palestras como ocorreu este processo que culminou com a emancipação política do Território Brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), na primeira metade do Século XIX, e instituição do Império do Brasil, a partir do Grito do Ipiranga, no Sete de Setembro de 1822. 


Em Salvador, os estudantes do curso técnico em Administração, do Colégio Estadual Kleber Pacheco, participarão do desfile com a Fanfarra Fankep. Já os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim, irão desfilar com o tema “Macaúbas é o nosso pedaço de Brasil”. A expectativa dos estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Edificações é fazer um desfile cívico resgatando a história do município de Macaúbas. Para isso, três temas serão exibidos em painéis produzidos com material reciclado: invasão da Vila de Macaúbas, origem do município e instalação do Ginásio de Macaúbas. 

Ressalta-se que os estudantes dos Centros e unidades de ensino médio irão desfilar, orgulhosamente, com a farda da Educação Profissional e com os jalecos dos cursos técnicos de nível médio. As turmas do Proeja, formada por adultos que normalmente não desfilam, irão desfilar este ano divulgando a Educação Profissional para os mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário