sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo desenvolvem roteiros para a Península de Maraú


Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul (Cetep), em Maraú, estão desenvolvendo roteiros turísticos sobre a Península. Eles descobriram que muitos moradores do local, principalmente da terceira idade, não conhecem toda a riqueza deste ecossistema e por isso criaram os roteiros e melhor ainda: já estão vivenciando situações da futura profissão ao organizar passeios turísticos que permitirão aos moradores, desfrutarem e conhecer mais as belezas naturais de Maraú e de outras localidades como Taipús de Fora e Campinhos. 

A primeira viagem está marcada para o próximo domingo (dia 16), envolvendo 15 mulheres da melhor idade inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maraú. Durante o roteiro, os estudantes irão repassar ao grupo, informações sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos da Península. Tudo isso vai começar logo cedo com um receptivo e saboroso café da manhã no próprio CETEP.

Maiara Silva, 17, estudante do curso, explica que o café da manhã também será recheado de muitas lendas, estórias e histórias da região. “Falamos, por exemplo, da lenda do Cocumbi, muito conhecida aqui. Eram negros que não podiam entrar na Igreja de São Sebastião e aí criaram a sua própria capela, onde sambas aconteciam. Um dia, os brancos se pintaram de carvão e participaram do samba também”, conta se divertindo. “Essa capela é conhecida como a Igreja Nossa Senhora dos Pretos”, informa. Após o café da manhã, o ônibus seguirá para Taipús de Fora. “Lá tem uma gruta muito bonita, as pessoas ficam encantadas”, conta, revelando parte das belezas arquitetônicas que os visitantes encontram no Litoral Sul.

Um outro trecho do roteiro é Campinhos. “Em Campinhos tem uma trilha leve e fácil de fazer. Pensamos nisso ao elaborarmos o roteiro com o professor, porque são senhoras que irão participar. Então tem que ser um roteiro adaptado para elas”, explica Maira. “No final da trilha, tem uma praia maravilhosa e de lá dá para ver o píer de Barra Grande. É uma atividade muito especial, porque além de aprendermos e praticarmos o guiamento, nós proporcionamos felicidade e aprendizado para elas”, acredita. O próximo passeio turístico está marcado para o dia 25 de setembro e o local escolhido é a região de Tremembé, onde lindas cachoeiras encantam baianos e turistas.

A ideia do projeto começou com o turismólogo Marcílio Góis, professor do Cetep, e conta com a participação da comunidade, de empresários locais e da Secretaria da Educação do Município que sede o ônibus para o tour. “Tem pessoas da comunidade que nunca fizeram uma trilha aqui. É importante que conheçam a geografia, a biodiversidade, a história, os patrimônios históricos, a beleza natural do lugar onde vivem. Todas essas informações são estudadas e pesquisadas pelos jovens e transmitidas para elas”.

O professor ressalta que esta atividade é caracterizada como um estágio social, refletindo o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. O estágio é um componente curricular que coloca o estudante em contato direto com a realidade do mundo do trabalho. Possibilita, desta forma, que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática.

2 comentários:

  1. Nossa, muito bom, parabéns a todos os alunos do curso técnico!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse projeto para os alunos do curso técnico, com certeza vai ser uma experiência muito importante!

    ResponderExcluir