sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Abertas inscrições para a Febrace 2013


Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de março de 2013 na Universidade de São Paulo (USP). Podem inscrever-se estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que tenham idades entre 14 e 20 anos. Os projetos devem se enquadrar nas categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias. Em 2012, três projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional foram finalistas da Mostra de Talento e Inovação da 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os projetos, usando tecnologias sociais, ou seja, tecnologias sustentáveis, de baixo custo, que beneficiam a comunidade, foram escolhidos entre 1.505 inscritos de todo o país. Agora, os estudantes da Educação Profissional têm nova oportunidade de mostrar seus projetos de pesquisa.



Sendo este o décimo primeiro ano da realização, a importância do evento no cenário brasileiro pode ser medida em números: só no ano passado, participaram da feira cerca de 22.500 estudantes de todos os Estados do Brasil, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 54 feiras afiliadas. A mostra de finalistas de 2012 contou com 748 estudantes, 302 professores orientadores e coorientadores e 216 escolas.


Realizada pela Escola Politécnica, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE acontece todos os anos no campus da Universidade de São Paulo e é considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil. Os projetos submetidos até outubro de 2012 são avaliados por uma comissão, que identifica os 300 projetos finalistas para exibição na feira em março na USP. Durante a feira, os projetos são apresentados ao público visitante e avaliados por professores mestres e doutores da USP e de instituições parceiras.

Como prêmio, os melhores projetos de cada área são contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais como estágios e bolsas de estudo. Os estudantes também podem ter seu projeto escolhido para participar de uma feira internacional. A cada edição da FEBRACE são selecionados nove projetos para participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, para estudantes pré-universitários, realizada nos Estados Unidos.

Como participar: Até a data limite, os interessados em participar da feira devem enviar – pelo correio ou através do site (www.febrace.org.br/submeter) - cadastro contendo informações completas sobre os participantes, dados do projeto, plano de pesquisa, resumo do projeto (com no máximo 2000 caracteres), uma foto do projeto (opcional) e arquivo contendo o relatório final do projeto, em que os alunos apresentam seus resultados e observações.

Os cadastros podem ser iniciados com antecedência apenas com as informações sobre os participantes e o plano de pesquisa. Esses alunos terão prioridade por parte da equipe FEBRACE, que irá oferecer um atendimento a dúvidas e propor melhorias. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos podem atualizar e completar seu cadastro até 29 de outubro.


Datas importantes: Data limite para envio dos projetos – 29 de outubro de 2012

Anúncio dos finalistas – 18 de dezembro de 2012

Mostra de finalistas (aberta ao público) – 12, 13 e 14 de março de 2013

Cerimônias de premiação – 15 e 16 de março de 2013

Para mais informações, acesse o site e acompanhe a FEBRACE nas redes sociais:


Blog: http://criaeinova.wordpress.com/

Flickr: http://www.flickr.com/photos/febrace/

Facebook: http://www.facebook.com/febrace

Twitter: @febrace

Youtube: http://www.youtube.com/user/FEBRACE

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica). A feira tem como principais objetivos estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.


O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade.

A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaço de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento.

A FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o LSI

Pioneiro em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no País, o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (LSI-USP) é responsável pela construção, há 12 anos, da primeira e única Caverna Digital da América Latina: uma sala de visualização composta por cinco telas que envolvem os usuários com imagens estereoscópicas, acionado por um cluster gráfico.

Fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo, em 1975, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o LSI tem suas atividades de pesquisa e desenvolvimento centradas em sistemas computacionais integrados.

Para acompanhar a constante evolução tecnológica mundial, o LSI tem como base a excelência, a inovação e o empreendedorismo. Conta com cerca de 250 membros, entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e colaboradores externos, e mantém uma estreita relação com o setor produtivo e instituições do Brasil e do exterior.


Fonte:Febrace

Nenhum comentário:

Postar um comentário