quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CEEP do Semiárido promove I Semana da Alimentação

Os moradores da cidade de São Domingos estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como os alimentos podem fazer bem ou mal à saúde. As orientações estão sendo repassadas por estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos. Até a próxima sexta-feira, as atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no 16 de outubro, acontecerão no CEEP e em escolas vizinhas para beneficiar, também, com oficinas e palestras, estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. 

Durante a I Semana da Alimentação do CEEP, os futuros técnicos em Alimentos ensinam, por exemplo, como evitar o desperdício e promover o aproveitamento integral dos alimentos; uma intervenção social e também uma tecnologia social, de baixo custo que beneficia a comunidade. A partir da culinária alternativa, é possível fazer bife e panqueca com a casca de banana e biscoito com a semente de abóbora. Também orientam como lavar, armazenar e conservar corretamente os alimentos.

De acordo com a programação, nesta quarta-feira (dia 17), a partir das 14h, as oficinas acontecerão no Colégio Educandário Elza Rios da Costa, voltada para alunos da educação infantil. A proposta é utilizar a linguagem teatral, a partir de bonecos de fantoches, para orientar as crianças sobre a importância das frutas, legumes e verduras, de como fazem bem à saúde e devem ser consumidos no cotidiano. Como estímulo, as crianças serão convidadas a degustar uma salada de frutas especialmente preparada pelos futuros técnicos.

Na sexta-feira (dia 19), às 8h, no Colégio Necy Novaes, os estudantes, também do técnico em Alimentos, ministrarão palestra sobre "Segurança e manipulação de alimentos”. Depois, às 14 h, nas dependências do CEEP Semiárido, os estudantes do curso técnico em Agroindústria irão apresentar ao público delícias regionais produzidas por cooperativas da região como, por exemplo: broas de milho, sequilhos de tapioca, iogurte e polpas de frutas. O evento será encerrado com a exibição do um filme sobre agricultura familiar.

Aderilio Silva de Oliveira, 17, estudante do 1º ano do curso técnico em Alimentos avalia que a atividade é enriquecedora. “Com esta atividade sinto mais vontade de seguir carreira na área. É um momento que adquirimos amadurecimento sobre a responsabilidade que existe em torno da profissão que escolhemos. Atividades como esta nos enriquecem. Estou me sentindo muito motivado e não podemos deixar de falar da importância dos nossos professores neste momento”, afirmou.

A I Semana de Alimentação possibilita aos estudantes vivenciarem situações reais do cotidiano da futura profissão conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. Objetiva, ainda, contribuir para a reflexão e talvez até a mudança de hábitos alimentares de adultos e crianças cada vez mais envolvidos pelo consumo de alimentos com altos teores de sais, açúcares e gorduras.

“Queremos demonstrar como é necessário para a saúde e para a longevidade, o consumo de frutas, verduras, hortaliças e carnes brancas, assim como a prática de atividades físicas, periodicamente, favorece a diminuição do aparecimento de doenças como a hipertensão, diabetes, obesidade e osteoporose. Isso enriquece a aprendizagem dos estudantes e da comunidade. Nós todos ganhamos com uma atividade assim”, avalia a professora do CEEP e coordenadora da atividade, Sandra Carneiro.
Veja algumas dicas para uma boa saúde: 

Tenha uma alimentação balanceada, lembrando-se sempre de consumir vários tipos de verduras, legumes e frutas, com coloração intensa, como verdes escuros e amarelos;
Evite alimentos ricos em açucares, como doces, refrigerantes, balas;
Evite alimentos com alto teor de sal;
Use salsa, coentro, orégano ou limão para tornar a refeição mais saborosa;
Faça atividades físicas pelo menos três vezes por semana;
Evite o fumo e bebidas alcoólicas







Nenhum comentário:

Postar um comentário