quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estado forma em Brumado mais uma turma de técnicos de nível médio

De desempregada para empreendedora individual. Esta foi uma mudança significativa na vida de Luciana Alves (34) que, depois de 11 anos afastada da escola, voltou a estudar e no próximo sábado será diplomada técnica de nível médio em Vendas. Luciana está entre os 17 formandos que colarão grau pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep), em Brumado. Com estes, são mais de 1.400 novos técnicos de nível médio formados em 2012 pela Rede Estadual de Educação Profissional. Jovens e trabalhadores aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho, preparados para atenderem e se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia.

Luciana Alves concluiu o ensino fundamental, mas não fez o ensino médio porque se casou e optou em cuidar dos três filhos. Quando o filho caçula completou quatros anos, Luciana resolveu se matricular no curso técnico pela forma de articulação Proeja Médio estimulada pela irmã Fabiana Muniz, 29, que também está se formando.

O curso foi realizado em dois anos e meio e nesse tempo, segundo Luciana, as duas amadureceram muito pessoal e profissionalmente. “Nós duas estamos muito felizes. Tenho que dizer que é uma conquista, um grande sonho que se realiza para nós duas. Depois tenho que elogiar a direção e a equipe de professores que foram grandes parceiros nesta caminhada. Aprendi técnicas de vendas, de relação com o cliente, de como estruturar um negócio próprio. Isso tudo foi fundamental para eu abrir o meu e realmente dar certo. Hoje vendo cosméticos, perfumes, hidratantes, dentre outros produtos e já estou cadastrada no Sebrae. Esse curso me abriu portas e novos caminhos”, comemora.

Bernadete de Jesus (39), que também será diplomada sábado, é outra que não esconde a emoção. “Antes de entrar no curso, eu já tinha mais de 10 anos afastada da escola. Já estava sem perspectiva nenhuma. Quando o Governo me deu esta oportunidade, eu agarrei com as duas mãos, de braços bem abertos e hoje estou aqui vitoriosa”, vibra. “A nossa turma é a primeira, uma turma muito unida. Junto com os professores trocamos conhecimentos e experiências, não só em relação a assuntos de sala de aula, mas a coisas da vida mesmo. Foi com muito esforço e muita luta, mas tudo valeu, valeu mesmo”, disse emocionada.

A direção do CEEP avalia que a experiência com a primeira turma foi muito positiva. “Formar essa primeira turma é simbólico. Eles estão empolgados e nós muito felizes pela conquista. Muitos dos formandos já estão inseridos no mundo do trabalho, já foram contratados. É muito gratificante ter esse retorno, ver que a Educação Profissional está abrindo novas perspectivas de futuro para estas pessoas”, comemora Rita de Cássia, vice-diretora. A forma de articulação Proeja Médio, modalidade cursada pelos estudantes, integra Educação Profissional ao ensino médio e é direcionada para formação profissional de jovens e adultos acima dos 18 anos. Ao mesmo tempo em que os estudantes concluem o ensino médio, recebem o diploma do curso técnico. A matriz curricular também é diferenciada, pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário