quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro promovem Caminhada Ecoturística

Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro, estão desenvolvendo roteiros turísticos para que a cidade ganhe ainda mais visibilidade do que já tem por ser a terra natal dos cantores Caetano Veloso e Maria Betânia, do artista plástico Emanuel Araújo e dos mestres de capoeira e maculelê “Besouro Cordão de Ouro” e “Popó”. O que desejam é contribuir para que os visitantes conheçam um pouco mais da história e cultura da cidade e, inclusive, suas belezas naturais.

Nesta quarta-feira (dia 10), a turma de Guia de Turismo acompanhará os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Cozinha e Eventos da mesma unidade escolar, na “Caminhada Ecoturística”. Serão mais de 160 estudantes envolvidos na atividade. Eles irão percorrer o roteiro turístico elaborado pelos futuros guias. Terão a oportunidade de saber mais informações sobre a arquitetura do lugar que já foi habitado índios Caetés, Pitiguaras e Carijós.

O roteiro prevê visitas a monumentos na Praça da Purificação, a Praça 14 de Junho e a Praça do Rosário, cenários históricos e onde são realizadas manifestações culturais como o maculelê, samba de roda e do nego fugido. A caminhada também levará os participantes até a zona rural, onde está localizada a cachoeira da Vitória.

Isadora Gomes, 16, estudante do 2° ano do curso técnico em Guia de Turismo, está ansiosa para que os colegas conheçam o roteiro que ela ajudou a elaborar. “Nos reunimos com nossos professores e, analisando os pontos da cidade, optamos pelas praças e pela cachoeira. A escolha da cachoeira é, principalmente, para alertar sobre os danos que são causados quando se joga lixo nela. É uma cachoeira muito bonita, mas está sendo degradada com o lixo deixado pelas visitas. Nossa ideia é fazer com que ela seja valorizada e cuidada”, explicou. Sobre o curso, Isadora se diz realizada. “Me descobri nesse curso. Dar informações sobre a minha cidade, trabalhar para que ela seja valorizada é muito bom. Amo fazer guiamento”, disse.

Sustentabilidade - Os estudantes do técnico em Cozinha prepararão um almoço especial para a ocasião. O objetivo da caminhada é permitir que os estudantes interajam, troquem experiência e, sobretudo, possam vivenciar situações reais das futuras profissões, desenvolvam tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade. Outra finalidade é chamar a atenção sobre a degradação dos rios e cachoeiras e promover uma conscientização sobre a adoção de atitudes sustentáveis, de cuidados com a natureza que devem ser adotados cotidianamente.

Diretor do Colégio, Cristiano Vitório, conta que esta integração entre os estudantes e os cursos é muito boa para o desenvolvimento deles. “Enquanto os estudantes do Guia de Turismo fazem o guiamento, que é uma prática fundamental do curso deles, os estudantes de Cozinha pensam em uma alimentação saudável para o encontro, como frutas e sucos naturais, para o café da manhã, e um almoço balanceado para o tipo de atividade que será realizada. É uma forma de eles também trabalharem as práticas da futura profissão”, disse.

Sobre a caminhada, o professor destaca que a Praça 14 de Junho é importante porque foi nela que aconteceu a primeira reunião para discutir a Independência. “É uma praça emblemática. No Rosário, tem uma estátua da liberdade em bronze, muito bonita. Os estudantes pesquisaram e estudaram bastante para passarem as informações corretas para os colegas”, disse.

O professor afirma que atividades como esta aproximam ressaltam como a questão ambiental norteia a matriz curricular da Educação Profissional independente do curso. Lembrou que também possibilita aos estudantes maior entendimento sobre o mundo do trabalho. “O que eles farão na caminhada é o que terão que fazer quando formados. Eles se envolveram diretamente na elaboração do projeto. Estudaram, pesquisaram, trabalharam. Se dedicaram muito”, comemora.

Esta ação permite que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática, entendendo a concepção da Educação Profissional que prevê o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio educativo.

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