segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estudantes estimulam prevenção a riscos de acidentes

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), em Itabuna, estão envolvidos em uma série de atividades que visam difundir a cultura da segurança entre a comunidade estudantil. O “Calendário de Diálogo Diário de Segurança (DDS)” é uma destas ações. 


Tomando como base do DDS que é utilizado nas empresas, os estudantes recebem orientações pedagógicas, participam de aulas expositivas e trocam informações sobre os mais variados temas como: segurança do lar, segurança no trânsito e higiene laboral. Os estudantes interagem com colegas de outras turmas e, em forma de diálogo, tratam sobre riscos, acidentes laborais, tipos de doenças ocupacionais e, sobretudo, prevenção. A atividade é contínua e possibilita que os estudantes compreendam a dimensão da sua futura profissão e a importância da prevenção de acidentes não só no ambiente de trabalho, mas em todas as situações do cotidiano. Além disso, a aplicação do DDS na vida cotidiana é uma tecnologia social, de baixo custo e que beneficia a comunidade.

Ana Cristina Bricídio, estudante do curso, explica que as práticas do Calendário DDS são discutidas na disciplina Intervenção Social e que são fundamentais para sua formação técnica e para o dia-a-dia como dona de casa. “Muitas pessoas guardam panelas embaixo da pia. Mesmo que já estejam lavadas, é importante que sejam lavadas novamente antes de serem usadas. Ali podem passar baratas e formigas que são agentes transmissores de doenças. Aprendi que luvas de aço são imprescindíveis para quem trabalha com materiais cortantes. O aço contém a lâmina, diferente do pano que não evita o acidente. O uso da máscara para quem trabalha com solda é importantíssimo, pois ela evita que faíscas caiam nos olhos do trabalhador, causando cegueira”, explicou

O professor Rony Lins, autor do projeto e professor do curso, diz que o Calendário DDS é fundamental para o desenvolvimento oracional e pedagógico dos estudantes, além de ser importante para a preparação dos jovens para o mundo do trabalho. “O DDS é uma ferramenta vital utilizada em todos os canteiros de obras, em fábricas, em indústrias e em quase todos os locais onde há exposição de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos que possam causar danos a saúde dos trabalhadores. O contato dos estudantes com esta ferramenta e com as técnicas ensinadas, os qualificam e os preparam para que possam atuar nesses espaços”, disse.

Rony Lins avalia que, metodologicamente, um dos momentos mais ricos são os diálogos entre os estudantes. “São diálogos de conscientização sobre uso correto dos equipamentos de proteção individuais e coletivos. É feito sorteio e os estudantes dialogam com os colegas prestando orientações, criando essa cultura da prevenção que é referência para todas as áreas”, explica. Ele falou que os diálogos também contribuem para o amadurecimento pessoal dos estudantes, formando sujeitos de direitos, cidadãos conscientes do seu papel na sociedade conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Ana Cristina Bricídio está entusiasmada com o curso. Acredita que a área de Segurança do Trabalho está em expansão, o que a deixa bastante motivada e cheia de perspectivas de futuro para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. “Nosso centro é bem equipado, temos professores excelentes. Estamos sempre trocando experiências, aliando prática e teoria em seminários, visitas técnicas. Nosso centro é maravilhoso e o curso é apaixonante”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário