segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cetep Vale do Jequiriçá realiza exposição de tecnologias sociais



O Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (Cetep), em Amargosa, foi aberto ao público ontem domingo (dia 25), para a realização da 1º Exposição de Tecnologias Sociais (1ª Expotec). Foram apresentadas diferentes tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, desenvolvidas ao longo do ano por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agroindústria, Agropecuária, Zootecnia, Análises Clínicas, Enfermagem e Gerência em Saúde. 

Com esta ação pedagógica, os estudantes pudem aprender conteúdos e trocar experiências, o que contribui para sua formação na medida em que compreendem e vivenciam particularidades da futura profissão. Estimular a pesquisa científica é uma das bases da Educação Profissional do Estado da Bahia, pois possibilita que os estudantes compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde atuam e também o contexto socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade dos quais estão inseridos.

O estudante do 4°ano do curso técnico de nível médio em Agroindústria, Allen Barbosa, 17, apresentou, com os colegas de turma, o projeto Aves Orgânicas. “Nossa proposta é mostrar como é possível obter uma ave orgânica em um curto espaço de tempo. Para isso falamos sobre tipo de alimentação, como o milho e a banana que substituem rações com hormônios e permitem que a carne fique mais macia, com melhor textura e saudável”, explica.

Outra turma de Agroindústria mostrou como desidratar alimentos utilizando a luz solar. Os jovens desenvolveram uma estufa, reaproveitando materiais como vidro e madeira, que utiliza o sol como agente desidratador para os alimentos. O tomate, por exemplo, pode ser transformado em tomate seco, de grande valor comercial, e que pode ser facilmente produzido por meio desta tecnologia social de baixo custo, gerando benefícios, sobretudo, para agricultores familiares do território.

Peixes ornamentais foram expostos em três aquários para que os estudantes de Zootecnia expliquem técnicas de manejo e produção. Os estudantes de Análises Clínicas, Enfermagem e Gerência em Saúde ministraram palestras sobre temas como: radiação solar, saúde do homem, prevenção a doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2, dentre outras. Também foram prestadas informações sobre a Leishimaniose Tegumentar e esquistossomose. Além disso, foram realizados procedimentos como verificação da tipagem sanguínea.

O diretor do CETEP, Daniel Cézar, diz que os estudantes ficam ainda mais motivados com as possibilidades de atuação profissional, inclusive, no campo da pesquisa, que atividades como estas ajudam a disseminar. “É uma atividade interdisciplinar que proporciona aos estudantes uma noção real do que é pesquisa e do que é produzir conhecimento. Dois pontos muito importantes para a formação deles”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário