sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Coral do CEEP Artes e Design se apresenta hoje no III Encontro Nacional de Corais 2012 na UNEB


O Coral Misto do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (CEEP), em Salvador, formado por 25 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Regência, Instrumento Musical e Documentação Musical, participa hoje (dia 9), às 19h40, do III Encontro Nacional de Corais 2012 (Encantares). O Encantares, que foi aberto nesta quinta-feira (dia 08), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus I, em Salvador, será realizado até sábado (dia 10). 


O III Encontro traz como tema “Luiz Gonzaga”, em homenagem ao centenário do artista. O coral do CEEP apresentará quatro músicas, dentre elas “Juazeiro”, composta pelo rei do baião e Humberto Teixeira. O objetivo do encontro é permitir a troca de experiências entre corais, a troca de conhecimentos musicais, além de divulgar e sensibilizar a comunidade de Salvador sobre a importância do canto coral.

Na apresentação do coral do CEEP, além da música “Juazeiro”, serão interpretadas “Ó Glóriosa”, do artista renascentista francês Josquin des Prez. “Panis Angelicus”, de Louis Lambillotte, compositor Belga nascido em 1797 e a música africana “Syahamba”. A regente do coral e diretora do CEEP, Cristina Nascimento, explica que estas canções são trabalhadas na disciplina Canto Coral, em um projeto interdisciplinar, que contribui para a formação dos futuros técnicos.

Cristina nascimento explica um conjunto de ações que compõem a matriz curricular que, independente dos cursos técnicos, é voltada para a formação integral dos estudantes, adotando o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Segundo ela, a peça “Ó Gloriosa”, por exemplo, da época do renascentismo, acaba sendo referência de estudo em diferentes disciplinas. “O professor de História tem que estar ligado ao projeto, porque o estudante precisa entender de onde vem a música que ele está cantando. A mesma coisa com a música africana que apresentaremos. A cultura africana, a história do povo negro, ela tem que ser estudada pelos jovens. Já a matemática pode ser trabalhada na música com o tempo das notas ou para entender as escalas musicais”, explica.

O estudante do curso técnico de nível médio em Instrumento Musical, Miquéias Santos, 24, compõe o grupo dos tenores no coral e explica a composição do grupo. “Somos um coral misto porque ele é formado por duas vozes femininas e duas vozes masculinas. Temos as sopranos que executam o agudo feminino e as contraltos que fazem o médio grave feminino. Os tenores compõem o agudo masculino e os baixos fazem o grave masculino”, ensina.

No curso, Miquéias estuda piano e entrou para o coral devido a disciplina Canto Coral que é ministrada pelo professor Davi Tourinho. “Nosso professor nos estimula muito. É uma disciplina importante porque nela aprendemos sobre a estética da musica, sobre harmonia, percepção musical, interpretação. Ela reúne todos os nossos saberes. Aprender a interpretar uma música cantada, contribui para a interpretação da música que será tocada. Consigo passar a emoção da música no piano mais facilmente devido o contato com o coral. Além de pianista me descobri coralista também”, se diverte.

Para a professora Cristina Nascimento a participação do coral no III Encontro Nacional de Corais é uma experiência muito enriquecedora. “Eles terão a oportunidade de conhecer o trabalho de outros corais, vão conhecer novos repertórios, ter contato com outros cantores, além é claro, de poderem mostrar também o trabalho que é desenvolvido no CEEP ao longo do semestre. Essa troca é fundamental, contribui muito para o crescimento deles”, comemora.

Acesse aqui a programação do Encantares

http://www.ppgeduc.com/coral/encantares2012/programa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário