segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estado foram mais duas turmas de técnicos de nível médio no Sul da Bahia


Susana Borges, 27, é uma das mais novas técnicas em Logística formadas pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. Ela foi diplomada juntamente com mais 31 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Logística e em Guia de Turismo, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus. A formatura foi conjunta e também reuniu 21 estudantes que fizeram o curso técnico em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus. Com estes 53 concluintes, já são mais de 1.400 jovens e trabalhadores formados pelo Governo do Estado em 2012, jovens preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. 

A solenidade, na última quinta-feira (dia 22), no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu professores, amigos, familiares e foi marcada pela emoção dos formandos, que assim como Susana, estão aptos a atenderem e a se beneficiarem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. O curso técnico em Logística abre novas possibilidades para os formados neste território onde estão previstos grandes empreendimentos, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, o de Guia de Turismo e de Informática são estratégicos para a carreira destes profissionais em uma região com grandes potencialidades nestas áreas. Não à toa, as expectativas de Sussana Borges são as melhores. “Já recebi propostas de emprego. O curso é excelente. A equipe do centro é realmente comprometida com a educação de qualidade. Os estágios me ajudaram a amadurecer na profissão que escolhi e me abriram portas. Foi tudo perfeito pra mim”, comemora.

O diretor do CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial, Julierme Couto, comemora a formatura e, sobretudo, as conquistas profissionais dos recém-formados. “Nós estamos muito felizes com essas primeiras turmas. Já temos jovens inseridos no mundo do trabalho, traçando novos caminhos. É muito gratificante”, disse. Coordenadora do curso técnico em Logística, Ana Cláudia Muniz, avalia a importância da Educação Profissional, pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. “A Educação Profissional abre portas, gera oportunidade a esses jovens. Passamos um período sem Educação Profissional na Bahia e essa formatura é um exemplo de que ela está de volta. Isso é muito positivo”, comemora.

A direção do CEEP Álvaro Melo Vieira celebra especialmente, o fato de esta ser a primeira turma concluinte pela forma de articulação Proeja Médio, que reúne jovens e trabalhadores acima de 18 anos de idade, que concluíram o ensino fundamental, mas não prosseguiram o ensino médio. Com o Proeja Médio, ao mesmo tempo em que os estudantes concluem o ensino médio, recebem o diploma do curso técnico. “Se não fosse esta oportunidade, esses jovens estariam fora do mundo do trabalho. Vários dos formados já estão atuando na área que escolheram”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário