quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estudantes do CETEP do Vale do Jequiriçá participam de Oficina sobre Desenho e Grafite


Estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Enfermagem e Zootécnica do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (CETEP), em Amargosa, participam hoje (dia 1º), da Oficina de Desenho e Grafite, que acontece no Centro. A atividade tem o objetivo de incentivar a realização de produções artísticas no contexto escolar e promover a reflexão sobre a obra de arte como instrumento para ampliação do conhecimento e de mudança social. A matriz curricular da Educação Profissional da Bahia contempla atividades como estas na perspectiva de inovar e diversificar os currículos, promovendo o acesso dos estudantes, independente dos cursos que fazem, às artes como também ao conhecimento científico, à cultura e ao trabalho. 


 A oficina está sendo ministrada em duas etapas: pela manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as técnicas de desenho como conceitos sobre composição básica, perspectiva e profundidade, formas geométricas, equilíbrio da imagem e teoria das cores. Agora, peela tarde, estão send repassadas informações sobre história do grafite, debate sobre arte urbana e apresentação dos materiais utilizados nas técnicas de grafite como, por exemplo, o spray e o estêncil. A palestra será ministrada por Washington da Silva, instrutor em desenho artístico e grafite.

Para Daniel Cezar Santos, diretor do CETEP do Vale do Jequiriça, a atividade pedagógica desenvolverá nos estudantes o desejo de realizar a intervenção e mobilização social por meio da arte. “Avaliamos que a arte é o caminho para desenvolvermos a espontaneidade tão necessária no mundo contemporâneo e acreditamos que na expressão de ideias, pensamentos e atitudes que é fortalecida a possibilidade de elevação da autoestima do indivíduo e uma mudança de seu mundo e de sua realidade”, explica.

Diego dos Santos de Jesus, 17, estudante do 2º ano do curso técnico em Enfermagem, conta que desde pequeno gostou de desenhar. Para ele, mesmo estando na área de saúde, a experiência é enriquecedora porque possibilita que ele desenvolva outras potencialidades que poderão ser úteis no exercício da futura profissão, principalmente, em contato com pacientes crianças. “Estou muito ansioso para aprender um pouco mais sobre as técnicas do desenho e grafite e, mais ainda, para organizar com meus colegas oficinas sobre este tema”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário