segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estudantes fazem apresentações musicais em Igrejas da capital e interior


O canto gregoriano “Veni, Veni Emannuel” é uma das peças do repertório do Coral Misto do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design que se apresentará em diferentes igrejas da capital e interior durante o período natalino. Hoje ( dia 03 ), às 18h, a apresentação será na Basílica da Conceição da Praia durante o Solene Concerto Erudito e Religioso da Basílica da Conceição da Praia. A atividade faz parte da Novena da Conceição e o Coral terá no repertório músicas como “Ó Gloriosa Virginum", de Josquin de Prés e “Jesus Nasceu”, de G. F. Haendel. 

No dia 08 de dezembro, às 10 horas, a apresentação será na Missa de Nossa Senhora da Conceição do Monte, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano. Dentre outras peças litúrgicas, será cantada a “Missa da Santa Infância”. Esta apresentação tem um sabor especial, segundo explica a professora Cristina Nascimento, regente do Coral e diretora do CEEP em Artes e Design. Uma cópia desta peça datada de 1942 foi entregue ao CEEP para restauração e acabou sendo editada pela professora Cristina.

Segundo a professora, a versão original da Missa da Santa Infância desapareceu. Ninguém sabe onde está e se ainda existe. A própria cópia, de 1942, assinada por Camelier, é a única informação encontrada dessa peça que estava deteriorada pelo tempo e foi restaurada e digitalizada no CEEP. “É uma missa de duas vozes, com harmônium (órgão), uma peça curta, litúrgica. Fizemos uma análise harmônica e estética desta peça com alunos do curso técnico em Regência e eu editei. Eles puderam trabalhar com a possibilidade de regência dessa missa que é simples, na disciplina canto coral. É um material da Bahia que remete a uma época, a um estilo de vida, que traz lembranças do período clássico. Um arquivo de importância histórica que um prior da igreja nos confiou e que agora os estudantes cantam e o público poderá ouvir e se encantar”, celebra.

A primeira das apresentações do Coral nas Igrejas neste período natalino, ocorreu quinta-feira (22), às 18h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, centro de Salvador. Quem foi assistir à missa também ouviu “Misericordias Domini”, uma peça contemporânea do compositor polonês Henryk Jan Botor, cuja música foi tirada do salmo 88.

Formação Integral - O Coral do CEEP é formado por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Regência, Instrumento Musical e Documentação Musical. A execução das peças é acompanhada por instrumentos como flauta doce, contrabaixo, percussão, violino, viola e teclado, tocados pelos próprios estudantes e por professores.

A ideia de formar o coral surgiu da disciplina Canto Coral, em um projeto interdisciplinar, que contribui para a formação integral dos futuros técnicos, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. “A participação nesses eventos é especialmente importante para que os estudantes vivenciem situações que, torcemos, farão parte da vida deles ao estarem inseridos no mundo do trabalho”, comentou Cristina.

O Coral e o grupo de Câmara estão ensaiando desde o início do semestre. Os ensaios também contaram com a participação do regente da Basílica da Conceição e professor do CEEP, Davi Tourinho. Cezar Miguel Santos Junior, 20, estudante do 1º semestre do curso técnico em Instrumento Musical é um dos participantes. Ele toca piano e entrou no grupo por acreditar que o Coral pode contribuir com sua formação profissional. “Como músico, provavelmente eu vá tocar com outras pessoas e o coro te ensina que o intuito não é você aparecer, mas a equipe, e isso é muito importante. A gente também tem acesso às partituras, cada naipe (vozes) aprende sua melodia e tem a oportunidade de estudar em casa. Do coral, sou o mais novo em idade e em tempo de curso, pois a maioria já está no terceiro, quarto semestre e com essa interação, a gente acaba aprendendo mais”, afirma.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário