quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Estudantes homenageiam Jorge Amado com dança, música e teatro na cidade de Ilhéus

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEP), em Ilhéus, irão prestar, nestas sexta (dia 09) e sábado (dia 10), das 15h às 20h30, uma homenagem a Jorge Amado no ano em que o mundo celebra o centenário do escritor. 


Por meio do projeto denominado de Tecnoarte, os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Biocombustíveis, Comércio e Informática, irão realizar apresentações de dança, música e teatro. A partir da temática central “A arte em Jorge: Um tempo Amado”, irão lembrar a vida e reverenciar este baiano nascido em Itabuna, que morou em Ilhéus e encontrou na cidade a inspiração para tantas obras que o consagraram como um imortal. 

O evento será aberto ao público e acontecerá no próprio CEEP. O objetivo é relacionar história e ficção, promover reflexões sobre as transformações políticas e sociais da Bahia, além de retratar as múltiplas atuações e faces do povo baiano narradas nas obras literárias de Jorge Amado. A atividade é pautada na concepção pedagógica da Educação Profissional da Bahia que prevê a formação integral do estudante. E para tanto tem uma matriz curricular pautada no trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. A perspectiva é inovar e diversificar os currículos, promovendo o acesso dos estudantes, independente dos cursos que fazem, às artes, conhecimento científico, à cultura e ao trabalho.

De acordo com a programação, as atividades serão apresentadas a partir de quatro temas. “A fronteira entre a realidade e a magia” terá como proposta motivar a reflexão sobre a injustiça social retratada no livro Capitães de Areia. Ao abordar “Amado Nordeste Amado”, a ideia é demonstrar a influência do candomblé e do catolicismo na formação regional do povo baiano, destacando os valores e tradições nordestinas, danças típicas, culinária e folclore.

A temática “Mulheres de honra, mulheres de Jorge” irá diferenciar as características das personagens femininas mais marcantes da obra do autor, como, Tieta, Gabriela, Dona Flor e Tereza Batista. As trajetórias e conflitos interiores dos personagens diante do quadro socioeconômico, político e cultural do Sul da Bahia, conhecido como ciclo do cacau, serão tratados no tema “O Brasil baiano de Jorge”. A partir da temática “Jorge no mundo e o mundo em Jorge”, os estudantes irão promover uma reflexão sobre a política, o exílio e o sucesso internacional das produções literárias do escritor. Já “Cabaret literário, os encantos do Bataclan” pretende motivar a discussão sobre as principais conversas dos coronéis com as meninas de Maria Machadão, uma das personagens consagradas do livro Gabriela.

Celene Maria Patury Midlej, professora e uma das coordenadoras da atividade, explica que a ação pedagógica contribui na formação dos jovens, a partir do momento que procura torná-los indivíduos autônomos como prevê a Educação Profissional da Bahia. “O Tecnoart é um projeto artístico e cultural que objetiva desenvolver competências e habilidades numa perspectiva multidisciplinar, estimulando os estudantes a um melhor desempenho nas diversas áreas em que atuam”, explicou.

Para Miguel Arcanjo, 20, estudante do 3º ano do curso técnico em Informática, a atividade está sendo fundamental para sua formação, pois além de estar adquirindo mais conhecimento, incentivará a comunidade a reconhecer, ainda mais, a importância da literatura de Jorge Amado na construção da história da Bahia. “É gratificante saber que neste momento tão importante para a literatura baiana, já que comemoramos o centenário de Jorge Amado, nós aqui no Centro estamos realizando uma atividade como esta. Temos a certeza que nossos visitantes sairão daqui interessados em mergulhar no universo literário deixado por este gênio que enriqueceu e enriquece a cada dia nossa cultura”, afirmou.

Serviço
O que: III Tecnoarte – Dança, música e teatro em homenagem a Jorge Amado

Quando: Dias 09 e 10 de novembro

Horário: Das 15h às 20h30

Onde: CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEP), localizado na Av. Canavieiras, nº 92, Centro. Ilhéus-Bahia

Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário