segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Península de Maraú ganha Pólo de Informações turísticas

O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP) inaugurou na última quinta-feira (dia 1º), o Pólo de Informações Turísticas da Península de Maraú. Este é o primeiro dos quatro pólos a serem instalados no Território antes do verão. Os demais funcionarão nos povoados de Tremembé, Caubi e Saquira. Nos pólos, os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo recepcionam os visitantes de todas as partes do Brasil e do Mundo interessados em conhecer as atrações culturais, históricas, arquitetônicas e, sobretudo, as belezas naturais da cidade que já foi chamada de Mayrahú e habitada pelos indios Mayra.

O pólo funciona na Associação dos Amigos da Península de Maraú, localizada na Avenida Beira Mar, nº 5, Centro. O local é estratégico e é dotado de infraestrutura para o atendimento ao turista. Os estudantes distribuem  materiais como folderes que ajudam a contar a história da Península e que foram elaborados por eles em salas de aula. Há detalhes sobre a cidade, como por exemplo, a origem da Paróquia São Sebastião, construída em 1915 e roteiros turísticos alternativas, como trilhas ecológicas que levam a lindas cachoeiras. 

Além disso, está tudo na “ponta da língua”, como afirma a estudante do 4º do curso técnico em Guia de Turismo, Daniele Figueredo, 18. Ela está entusiasmada. "Meu coração está a mil. Muitas coisas estão acontecendo. Estou ansiosa para a inauguração dos pólos turísticos. É um projeto que visa aprimorar o turismo em Maraú e que vai valorizar a nossa cidade. Daremos orientações sobre trilhas e serviços, falaremos sobre a história da Península, das manifestações culturais. Vamos indicar também os atrativos naturais e culturais. Vai ser muito bom".

Cleidiele Santos, 17, também tem boas expectativas da experiência para sua vida pessoal e profissional. É mais uma ação positiva do curso, segundo avalia. "Esse curso foi muito bom para mim. Aprendi sobre como montar um negócio, sobre a importância da qualidade no atendimento, sobre como elaborar um roteiro turístico e fazer o guiamento. A montagem dos pólos é um projeto que eu me identifico muito. Os pólos funcionarão como um ponto de recepção para os turistas, coisa que não tinha aqui. Dentre as inúmeras possibilidades de atuação desta profissão, esta área é a que mais me atrai. Não vejo a hora de inaugurarmos e colocarmos a mão na massa", comemora.

Naila Marinho, 17, acredita que o trabalho será enriquecedor para a comunidade, enaltecendo, desta forma, como a intervenção social enquanto princípio pedagógico e a o trabalho como princípio educativo, permearam a formação deles academicamente e como cidadãos e sujeitos de direitos, conscientes do seu papel na sociedade. "Conscientizar sobre a importância de cuidar e conservar o meio ambiente é uma das nossas práticas nesse projeto. Queremos trazer turistas para a nossa cidade, mas turistas que respeitem e valorizem o meio ambiente. No guiamento, temos essa preocupação de pedir que os turistas não joguem lixo pelo caminho, não deixem nada nas cachoeiras, nas praias. De forma alguma queremos que as belezas naturais da Península sejam degradadas. Chamamos atenção para isso o tempo todo, inclusive nos folders".

Inserção cidadã no mundo do trabalho

A professora Edinete de Oliveira, vice -diretora do Mundo do Trabalho do CETEP Litoral Sul, disse que esta atividade é caracterizada como um estágio social. O estágio é um componente curricular que coloca o estudante em contato direto com a realidade do mundo do trabalho. Possibilita, desta forma, que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática.

Orientados por professores, os grupos de quatro a seis estudantes se revezarão no atendimento aos turistas de domingo a domingo, das 7h30 às 20h no pólo de Maraú e de domingo a domingo, das 8h às 18h nos pólos dos povoados. Cada turma permanecerá nos pólos por quatro horas, afirmou Edinete Oliveira. “Tenho certeza de que os pólos revitalizarão o turismo da Península de Maraú. Para eles, isso é fundamental por ser o campo de trabalho deles. Estão encantados, muito envolvidos e felizes com a possibilidade de viverem daquilo que passaram quatro anos estudando e se preparando. E melhor ainda é o fato de que poderão continuar trabalhando onde nasceram”, comemora, ao destacar uma das características da Rede Estadual de Educação Profissional que é a oferta de cursos de acordo com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade. “A expectativa é firmar parcerias e instalar outros pólos no território, em locais a exemplo de Barra Grande”.

O professor-orientador, Marcilio Góes, ressalta que uma das parcerias que estão sendo firmadas é com a Secretaria de Cultura de Maraú. “Nossos estudantes já estão, em parceria com a Secretaria de Cultura, desenvolvendo uma agenda cultural que será disponibilizada em pousadas e restaurantes. A ideia é que os turistas tenham acesso a todos os eventos que vão acontecer na cidade ao longo do ano, como as manifestações culturais, a exemplo do Cocumbi, da caipora e dos mascarados. Atualmente, os visitantes estão restringidos a observar apenas as belezas da cidade, sem conhecimento histórico. Agora, com os pólos, os turistas terão estas informações por meio dos nossos estudantes que estão muito bem qualificados e preparados para isso”, festeja.





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