terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CEEP em Biotecnologia e Saúde promove Encontro sobre Segurança do Trabalho e Saúde

O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, promoveu a II edição do Encontro ao Dia Nacional do Profissional da Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O evento, aberto ao público, aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). 
O objetivo foi fomentar o debate sobre a segurança e a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes do CEEP, especialmente dos cursos técnicos em Biotecnologia, Análises Clínicas, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do trabalho, na medida em que conhecerão um pouco mais sobre particularidades do cotidiano de trabalho da suas futuras profissões. A ação pedagógica está em consonância com princípios e diretrizes da Educação Profissional da Bahia que tem a intervenção social como princípio pedagógico e trabalho como princípio educativo.

Na programação constaram palestras sobre as novas tendências e flexibilidades do direito do trabalhador, quando foram discutidos os fundamentos da legislação trabalhista, os direitos e deveres individuais e coletivos dos trabalhadores e a responsabilidade das empresas no acidente de trabalho. Também foram abordadas questões como auxílio doença e afastamento do ambiente profissional em caso de acidentes.

O tema “A saúde do trabalhador e as atribuições conjuntivas como instrumento vital na promoção ao meio ambiente do trabalho saudável” também foi debatido. Orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar doenças decorrentes do estresse, problemas posturais, dentre outras, também entraram na pauta das palestras ministradas por profissionais que atuam em Itabuna.

Para o professor Rony Murilho, professor articulador do curso técnico em Segurança do Trabalho do CEEP, a atividade enriquece a formação dos estudantes na medida em que aprendem um pouco mais sobre seus direitos e deveres enquanto futuros técnicos. “A formação que nossos estudantes recebem aqui no Centro vai além da formação técnica. Nestas atividades pedagógicas, eles são mergulhados em situações reais para que possam compreender a amplitude que é o mundo do trabalho e convidados a aprender a lidar com estas situações que poderão ser vivenciadas”, avalia ressaltando a formação integral na Educação Profissional da Bahia que visa a formação integral do sujeito trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário