quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudantes promovem Feira de Saúde e prestam serviços gratuitos em Itabuna

Pelo quinto ano seguido, os moradores de Itabuna, no Território de Identidade Litoral Sul, serão beneficiados com vários serviços prestados gratuitamente pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde. O CEEP promove sábado (dia 15), das 8h às 12h, a V Feira de Saúde que tem como tema: “Viva com Mais Saúde”. 

Quem for à Praça José Bastos, centro de Itabuna, onde nove estandes temáticos serão montados, poderá fazer testes de glicemia, aferir pressão arterial, tomar vacinas, e receber orientações sobre prevenção de doenças e promoção de saúde.

A feira é mais uma ação pedagógica desenvolvida pelo CEEP que terá a participação de 350 estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho. Reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia na medida em que os estudantes vivenciam situações reais se preparando para o exercício das futuras profissões.

Os estudantes do curso técnico em Enfermagem realizarão procedimentos como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e farão, com a participação de uma equipe do Corpo de Bombeiros, demonstrações de primeiros socorros, de como se deve agir em caso de queimaduras, acidentes no trânsito e acidentes domésticos. Sob orientação dos professores, eles também irão aplicar vacinas contra doenças, a exemplo da Hepatite A e B, que foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Quem quiser sabe se está fora do peso, poderá fazer verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e também uma avaliação nutricional com os estudantes do curso técnico de Nutrição e Dietética. Eles também irão prestar esclarecimentos sobre alimentos funcionais, ou seja, que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças. Os alimentos alaranjados, como a cenoura e abóbora, são ricos em betacaroteno e contribuem para retardar o envelhecimento. Os com tons vermelhos, como melancia e tomate, possuem licopeno, que melhora o sistema imunológico. Já os que tendem para o violeta, como uva e amora, têm propriedades antioxidantes. Ainda vão dar recitas sobre sucos que aceleram o metabolismo fornecendo nutrientes para uma vida saudável.

Medidas necessárias na prevenção e combate a incêndios serão demonstradas pelos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho. Eles também falarão sobre ergonomia, como utilizar equipamentos e ter posturas corporais adequadas no ambiente de trabalho para ser mais produtivo e evitar danos à saúde. Os estudantes de Biotecnologia destacarão como a biotecnologia está presente no cotidiano, utilizando, por exemplo, a fitoterapia, isto é, o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Vão mostrar como é possível desidratar e fazer infusões de folhas como erva cidreira e o boldo. Os estudantes de Análise Clínica irão fazer tipagem sanguínea e os do técnico em Gerência de Saúde estão encarregados de fazer toda a organização e infraestrutura do evento.

Joabson Pinheiro, 20, estudante do Técnico em Enfermagem disse que a Feira é sempre motivo de aprendizagem. “Estou participando pela quarta vez da Feira que tem dado uma carga adicional significativa, complementando o que a gente vê no curso. É uma maneira de a gente aprender muito mais, porque a gente lida com o público às vezes completamente leigo. E na medida em que a gente estuda para passar informações, isso contribui para que o curso tenha mais qualidade e nosso trabalho seja mais efetivo. Me sinto mais maduro e seguro para o exercício da minha profissão com estas experiências”, afirma.

A diretora do CEEP, Josonita Marinho, disse que a Feira de Saúde, a cada ano, alcança maior repercussão junto à comunidade pelo caráter de prestação de serviços. Ressalta, no entanto, que os maiores beneficiados no processo são os estudantes que, conforme atestou Joabson, aperfeiçoam as habilidades, conhecimentos e exercitam a cidadania. “Por conta da Feira de Saúde, temos ex-alunos, já formados, que criaram o projeto “Meu bairro solidário” e estão levando para comunidades mais distantes uma amostragem da feira. Isso é fruto de um trabalho, o resultado positivo para a instituição porque o estudante, mesmo tendo saído, ele continua partilhando os saberes e prestando este serviço solidário e cidadão, de responsabilidade social”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário