terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Intervenção social realizada por estudantes beneficia comunidade rural em Feira de Santana

“Sorria com Saúde”. Este é o nome do projeto que está sendo realizado pelos estudantes do 3°módulo do curso técnico de nível médio em Saúde Bucal, do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (CETEP), em Feira de Santana. Um dos objetivos do projeto é conscientizar as pessoas sobre a importância das práticas de prevenção às cáries, doenças periodontais, gengivite e outros problemas bucais. A última intervenção social realizada peles estudantes nesse sentido, beneficiou a comunidade Pedra Ferrada, na Zona Rural de Feira de Santana. 
A ação é desenvolvida em parceria com a equipe de Saúde Bucal do SESC Feira. Os estudantes distribuíram kits contendo creme dental, escova de dente e fio dental e deram orientações sobre escovação, sobre a importância de utilizar o fio dental para uma limpeza completa e alertaram sobre alimentos que contribuem para o aparecimento das cáries. “Alimentos que contêm açúcar são os que exigem atenção redobrada. Mas desde que haja a escovação adequada e o consumo não seja exagerado, não vejo problema”, afirma a estudante Júlia Nascimento.

A estudante ainda comemora o sucesso da ação que foi pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia. “É um prazer contribuir para a comunidade, ainda mais por meio da profissão que escolhi. Sinto um orgulho enorme”, avalia.

A estudante Deise Estrela ,18, acredita que ações como esta contribuem para o desenvolvimento da parte prática do curso, fundamental para uma formação completa e de qualidade. “Os técnicos em Saúde Bucal estão com grandes oportunidades no mundo do trabalho. Há uma demanda muito grande nessa área. Quando formados nos iremos atuar ao lado de cirurgiões dentistas e para isso teremos que estar muito bem preparados. Atuar diretamente com a comunidade é uma experiência enriquecedora em todos os sentidos”, se entusiasma.

Diretora do CETEP, Jaqueline Santos, ressalta a importância do projeto. “É extremamente importante para a comunidade, para o centro, para os jovens. Estamos muito satisfeitos. Foi uma iniciativa dos estudantes, eles que fizeram todo o movimento. São estudantes excelentes, são jovens comprometidos, atentos com a realidade das comunidades e buscam contribuir para a melhora da condição de vida dessas pessoas. É muito positivo”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário