quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CETEP do Sisal promove I Ciclo de Palestras do curso técnico em Mineração


O Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), em Serrinha está promovendo um ciclo de palestras com o objetivo de discutir os desafios e as perspectivas de atuação no mundo do trabalho no ramo da mineração. O evento, aberto ao público e que conta com o envolvimento dos estudantes do curso técnico em Mineração, acontece até esta quarta-feira (dia 23), das 20h às 22h, no auditório do Centro.


O objetivo é possibilitar que os estudantes aprimorarem conhecimentos sobre diferentes temas relacionados ao exercício da futura profissão, sobretudo, aqueles que estão vinculados ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território de identidade onde vivem. Isso porque a política da Educação Profissional da Bahia propõe a atualização permanente de conhecimentos tecnológicos, por meio da interação com o mundo do trabalho real de cada curso, além de promover a compreensão do papel socioeconômico e ambiental representado pelos setores produtivos e de serviços que absorverão os técnicos, desenvolvendo neles uma consciência socioprofissional.

De acordo com a programação ontem (dia 22), às 20h, foi realizada a palestra sobre Mineração e a Tecnologia. Às 21h, a discussão foi sobre “A mineração na economia brasileira”. A abertura do evento, realizada na segunda-feira, foi marcada por palestra sobre as atribuições de um técnico em Mineração, o uso de medidas de segurança e equipamentos de proteção individual no interior e exterior das minas. Também foram abordados os desafios e perpesctivas da mulher no âmbito mineiro.

Hoje (dia 23), serão ministradas palestras sobre “Mineração e a sustentabilidade ambiental” e “Fertilizante, a nova fronteira na mineração?”. As palestras estão sendo ministradas por profissionais que atuam em empresas do ramo instaladas no Território.

Segundo Nayara Oliveira, professora do curso técnico em Mineração, afirma que a atividade reúne diferentes atores sociais para a articulação, discussão e troca de experiências sobre os temas abordados nas aulas. “A ideia é a de que os estudantes saiam da palestra com seus olhares ampliados diante das oportunidades de inserção no mundo do trabalho que é oferecido tanto no Território quanto no Estado”, explicou. Ainda, de acordo com Nayara, os palestrantes estão abordando aspectos teóricos e práticos de disciplinas fundamentais no processo de formação dos estudantes como, por exemplo serviços e equipamentos de mineração, estabilidade de desmonte de rocha, geologia geral e métodos de lavra, ou seja, métodos que devem ser utilizados para explorar uma mina tanto a céu aberto quanto subterrânea.

Ricardo Queiroz de Araújo, estudante do 4° semestre do curso técnico em Mineração, disse que atua na área de mineração há 12 anos e voltou a estudar por reconhecer que a qualificação era o único caminho para alcançar o crescimento profissional. “Aprender nunca é demais. Para pessoas como eu, que já atua no ramo, e para estes jovens que serão inseridos no mundo do trabalho, o ciclo de palestra veio a enriquecer mais ainda nossa formação e percepções. Este contato com profissionais experientes e atualizados do ramo é fundamental para sentirmos e nos preparamos para lidar com dificuldades que em determinados momentos possamos nos deparar na nossa carreira”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário